PUBLICIDADE

Mato Grosso aprova medida para incentivar produção de biogás e biometano

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

Mato Grosso aprovou, hoje, a concessão de benefícios fiscais para a instalação de indústrias produtoras de biogás e biometano, combustíveis renováveis produzidos a partir de resíduos industriais, agropecuários e urbanos. O incentivo foi aprovado pelo Conselho Deliberativo dos Programas de Desenvolvimento de Mato Grosso (Condeprodemat). 

A solicitação de inclusão desses produtos no Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic) foi realizada pela Federação das Indústrias de Mato Grosso e das Indústrias de Bioenergia de Mato Grosso. Atualmente, o Estado tem apenas uma planta industrial em construção no município de Nova Olímpia (Médio Norte), com previsão de entrar em operação ano que vem. Com o incentivo aprovado, a expectativa é de que mais grupos empresariais façam investimento nesta área. 

O presidente da Fiemt, Silvio Rangel, destacou que para além de uma nova atividade econômica, esses biocombustíveis são alternativas de produção de energia limpa e barata num cenário em que os combustíveis fósseis, como o petróleo, além de poluir o meio ambiente, estão sujeitos a volatilidade dos preços e caminham para extinção de suas reservas. “A visão do futuro caminha em direção de fontes de energias renováveis, que diminuem o impacto ambiental quando comparadas com outros combustíveis, em que o biogás é visto como uma alternativa para a geração de energia elétrica em substituição ao gás natural”, afirmou. 

Foi aprovado crédito outorgado de 85% para as operações estaduais e de 90% para as interestaduais.  O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda afirmou que a produção desses combustíveis limpos tem um potencial grande em Mato Grosso e que o estado está ao lado do setor empresarial incentivando essa nova indústria. “O Governo do Estado, por meio da atuação do Conselho, estará ao lado dos empresários e empreendedores incentivando a produção desse combustível limpo, que vai gerar emprego  e ainda vai contribuir com o compromisso do estado no programa Carbono Neutro MT”, afirmou. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Aprovado projeto do governo de Mato Grosso alterando cadastro de pedófilos

Os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram por unanimidade,...

Lula volta a Mato Grosso esta semana para lançar programa e entregar maquinários

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva,...

Deputada de Mato Grosso protocola pedido de CPI mista para investigar fraudes no INSS

Foi protocolado nesta segunda-feira o pedido para a instalação...

TCE detecta falhas em 81% dos municípios mato-grossenses na prevenção a desastres naturais

Considerando que 81% dos municípios não adotam medidas eficazes...
PUBLICIDADE