PUBLICIDADE

Mato Grosso: 40 municípios terão que recadastrar eleitores

PUBLICIDADE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a revisão do eleitorado em 1.128 dos 5.564 municípios do país, o que envolve quase um quarto das cidades brasileiras. Desta forma, 6.812.962 eleitores de 24 estados deverão comparecer ao cartório eleitoral de seu município para regularizar a sua situação até o final deste ano; caso contrário, o título será cancelado. Cada Tribunal Regional Eleitoral vai fixar o período de sua revisão. Não haverá revisão no Amapá, Roraima nem no Distrito Federal. Em Mato Grosso, a revisão será feita em 40 cidades.

De acordo com o artigo 92 da Lei 9.504/97 (Lei das Eleições), a revisão é determinada pelo Tribunal quando o número de eleitores é superior a 80% da população, o total de transferências de títulos do ano em curso é 10% maior em relação às transferências do ano anterior e o eleitorado for superior ao dobro da população entre dez e quinze anos, somados também os com mais de setenta anos. Os três requisitos devem ser cumpridos simultaneamente.

Levantamento do TSE mostra que 108 municípios o número de eleitores é maior do que a população. Campos Verdes (GO) é a cidade onde há a maior porcentagem de eleitores sobre a população: 314,53%. Há no município 1.707 habitantes e 5.369 eleitores. A segunda maior proporção também está no estado de Goiás. Na cidade de Baliza há 897 moradores e 2.304 eleitores, ou seja, o eleitorado corresponde a 256,86% da população.

Minas Gerais é o estado com o maior número de municípios a serem revisados: 175. Em segundo vem o Rio Grande do sul, com 129 e Paraná, com 107. Alguns Tribunais Regionais Eleitorais já estão fazendo a revisão mesmo antes da determinação do TSE. No Mato Grosso do Sul, por exemplo já houve revisão em 7 dos 11 municípios determinados.

A comparação entre a população e o eleitorado foram feitas com base no cadastro eleitoral e nas projeções populacionais produzidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados referentes às projeções populacionais por faixas etárias foram elaborados com informações do departamento de informática do sistema único de saúde do ministério da Saúde, cuja fonte original é o IBGE, tendo em vista que este não as atualiza anualmente. A relação entre as transferências de títulos foram feitas entre maio de 2005 e maio de 2006 (ano em curso) e de maio de 2004 a maio de 2005 ( ano anterior).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...

Câmara adia votação do aumento de salários de prefeito e vereadores em Guarantã

A sessão extraordinária da câmara de Guarantã do Norte...
PUBLICIDADE