sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Mato-grossense assume diretoria do Ministério da Integração

PUBLICIDADE

O ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, nomeou, nesta segunda-feira, para diretor de Promoção de Investimentos na Secretaria de Desenvolvimento do Centro-Oeste do Ministério de Integração Nacional, o engenheiro sanitarista Cleber Ávila. A informação consta no “Diário Oficial da União”. Ávila ocupa atualmente a presidência da Executiva do PSB de Cuiabá.

A indicação foi uma solicitação do deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT). Durante o recesso legislativo de janeiro, o parlamentar explicou para lideranças do PSB Nacional, entre eles o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, a importância da manutenção de espaço para Mato Grosso no Ministério da Integração Nacional como forma de fortalecer o desenvolvimento do Estado. A sigla é detentora da pasta com o ministro Fernando Bezerra e o secretário de Desenvolvimento Regional, Marcelo Dourado.

“O partido, a Executiva Estadual e lideranças reuniram e buscaram um quadro partidário. E levou em consideração o apoio do militante às candidaturas do partido nas últimas eleições e à presidente Dilma”, avalia Valtenir. “Cleber Ávila tem firmeza partidária, participou nos últimos 15 anos da construção do partido e tem vasta formação nas áreas ambiental e de saneamento”.

Segundo Valtenir, o foco da atuação do diretor junto ao Ministério da Integração Nacional serão os Arranjos Produtivos Local (APLs), fomento ao desenvolvimento e articulação de recursos para infraestrutura de drenagem urbana, pavimentação e outras obras do setor, entre outros. No caso de Mato Grosso, trata-se do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), cujo montante previsto para este ano é de R$ 5,3 bilhões.

Ávila informa que a função institucional do ministério é reduzir as desigualdades regionais com suas políticas públicas. “Faremos a redução das diferenças regionais, atuando de maneira mais expressiva nas regiões onde o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e o desenvolvimento econômico e social, estão abaixo da média brasileira”, diz.

“Em relação a Mato Grosso, nossa atuação será de articular junto ao Governo do Estado, prefeitura e setores organizados da sociedade, de tal forma que o ministério possa executar suas políticas e programas. Quero dizer também que existe uma orientação, do Secretario de Desenvolvimento do Centro Oeste Dr. Marcelo Dourado, para que nossa Diretoria “Cuide”dos assuntos ligados ao MT”.

A indicação de Ávila foi avalizado pelo partido em Cuiabá, que segundo Valtenir, foi “uma análise com critério técnico e político”. O ministério dispõe de recursos em fundos para os Estados.

Além de engenheiro sanitarista, o novo diretor Cleber Ávila trabalha em projetos de habitação de interesse social e meio ambiente. Ele também é especialista em gestão ambiental e técnico em Edificações e cursa atualmente Engenharia Civil. Cleber foi diretor e conselheiro do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT).

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Militar prende dois acusados de duplo homicídio em Mato Grosso

Um homem e uma mulher, suspeitos de duplo homicídio,...

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...
PUBLICIDADE