O mato-grossense Rodrigo José Pereira-Leite Figueiredo, secretário-executivo do Ministério das Cidades, assume nesta quarta-feira (30) o cargo de ministro das Cidades, durante as férias do titular Márcio Fortes de Almeida, que retorna em 12 de fevereiro. “Vou dar continuidade as ações do ministro Márcio Fortes, como a elaboração da agenda de viagens do presidente Lula do PAC de Saneamento e Urbanização de Favelas”, adianta Rodrigo Figueiredo.
Nesta quinta-feira, o ministro interino se reúne com o relator do Orçamento, deputado José Pimentel, para tratar do orçamento deste ano do Ministério das Cidades. Quanto ao roteiro de viagens do PAC, Rodrigo Figueiredo afirma que deverá incluir Cuiabá, Várzea Grande, e Rondonópolis, “onde já há obras em andamento”. Os recursos do PAC em Mato Grosso, somam R$ 574,5 milhões, no período de 2007 a 2010.
Os investimentos com recursos oriundos do Orçamento Geral da União (OGU) destinados ao estado, desde 2005, somam R$ 400 milhões. Rodrigo Figueiredo assumiu o cargo de chefe de gabinete do ministro das Cidades, em agosto de 2005, e, em outubro do mesmo ano, a Secretaria-Executiva do Ministério.
O ministro interino é advogado, fez carreira no serviço público federal, depois de um início no Banco do Brasil. Exerceu funções na Presidência da República, nos ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e do Departamento do Açúcar e do Álcool. Além disso, foi membro de conselhos, como da Conab, Ceasa e Embrapa.
Rodrigo Figueiredo foi recentemente nomeado coordenador do Comitê Funcional de Acompanhamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no Ministério das Cidades.