O prefeito Marino Franz também participa, nesta quinta-feira, em Brasília, das discussões sobre a construção da ferrovia Norte-Sul. Franz vai tentar viabilizar uma audiência prevista para Lucas do Rio Verde, ainda este mês, com a participação de senadores e deputados, para instalação do ramal da ferrovia no município com extensão de 900 km até Itaqui, no Maranhão, onde tem porto para exportação.
Prefeitos de toda a região estão se mobilizando para que um ramal da ferrovia seja instalado na região e possa viabilizar o escoamento da produção agrícola e madeireira, reduzindo custos e tempo. Um estudo da ANTT mostra que a região é, há bom tempo, a mais importante do país em produção de grãos e a mais carente em escoamento. Concentra grandes produtores de soja, milho, arroz e algodão.
O prefeito de Sinop, Nilson Leitão, também está mobilizando as autoridades e encaminhará uma proposta aos senadores Serys Marly, Jonas Pinheiro e Jaime Campos, para que um novo traçado passe por Sinop e venha a beneficiar toda a região Norte.
Em Mato Grosso, a ferrovia terá condições de escoar 12 milhões e 500 mil toneladas/ano quando estiver em funcionamento. Outra vantagem é a redução de custos. Estudos apontam que, atualmente, cerca de 40% são gastos com transporte. O projeto propõe que a ferrovia passe por Miracema, no Tocantins, e Araguaína com destino a Belém e Maranhão, por onde poderá ser feito o escoamento pelo porto.