O prefeito de Sorriso, Chicão Bedin, (PMDB) foi eleito presidente do Consórcio Ambiental de Desenvolvimento Regional Alto Teles Pires. A votação encerrou, há instantes, em Sorriso, onde prefeitos das treze cidades do Cidesa participam de uma reunião. Marino Franz, de Lucas do Rio Verde, cotado anteriormente para o cargo, abriu mão da candidatura e será o conselheiro executivo. Moacir Giacomeli, de Vera, conselheiro fiscal.
A nova diretoria coordenará as ações do consórcio até o ano que vem. O consórcio era presidido pelo ex-prefeito de Nova Mutum, Adriano Pivetta. Além de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop, integram o Cidesa Tapurah, Santa Rita do Trivelato, Santa Carmem, Vera, Feliz Natal, Nova Ubiratã, Ipiranga do Norte, Cláudia e União do Sul.
Esta tarde, Chicão disputou a presidência do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Teles Pires (que coordena repasse de verbas para o Hospital Regional de Sorriso). Conforme Só Notícias já informou, ele perdeu para Osmar Rosseto (Chiquinho), de Nova Ubiratã), 8 votos a 6. Os prefeitos de Sinop e Itanhangá não participaram das duas eleições mas mandaram representantes. O recuo de Marino pode ser interpretado como gesto para evitar que os prefeitos não fiquem desunidos devido a disputa.
Quanto ao Cidesa, Chicão e os prefeitos devem debater as ações que serão desenvolvidas este ano, bem como implentar metas de trabalho na nova gestão. Ano passado, conforme Só Notícias informou, lideranças mantiveram em pauta a criação de um pacto ambiental. Por meio dele, os municípios pretendem regularizar suas áreas de preservação permanente existentes, reservas legais, áreas desmatadas de forma irregular, percentuais de reservas, entre outros pontos, garantindo acesso livre aos mercados mundiais de comercialização (sem restrições) aos produtos de origem animal e vegetal produzidos no Nortão.
Determinados aspectos faltam ser solucionados para assinatura do pacto. Entre eles a realização de um levantamento por imagens de satélites para indicar, de maneira precisa, a realidade ambiental dos respectivos membros do consórcio. No entanto, o elevado custo financeiro impossibilitou o trabalho. Parcerias são pleiteadas.