Diante da resistência dos parlamentares ao anunciar sua possível candidatura à reeleição para presidência, o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB) afirmou que deve compor a chapa na eleição para a Mesa Diretora do segundo biênio. A favor da rotatividade entre os deputados, o tucano disse que mesmo não concorrendo à presidência, deve pleitear a cadeira de 1º secretário.
A possibilidade de Guilherme Maluf permanecer na presidência ou assumir a 1ª secretaria é bem vista pelo Palácio Paiaguás. “Meu compromisso é com a gestão pública e com o resgate da Assembleia que tem que funcionar como uma indutora do desenvolvimento de Mato Grosso. Não sou candidato de mim mesmo, por vaidade pessoal, apenas quero concluir um trabalho que iniciei no ano passado e este é o pensamento de outros deputados, mas não sou empecilho à construção de entendimentos que fortaleçam a Assembleia e os deputados estaduais em prol da população, de Mato Grosso e de suas cidades”.
O tucano chegou a cogitar uma chapa composta pelos deputados estaduais Emanuel Pinheiro (PMDB), que tem o apoio de 10 parlamentares da Casa, e o Eduardo Botelho (PSB), com quem já construiu um entendimento visando às eleições internas no Parlamento Estadual. “Não discutimos ainda composição porque é um pouco cedo, mas seria uma ótima opção estar na chapa do Emanuel e do Botelho”.