Uma equipe de 42 bombeiros militares e mais 10 agentes ambientais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente reforçam a equipe de 40 brigadistas do Ibama na operação de combate ao fogo no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. Além disso, o helicóptero Águia 2, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) também participa da operação.
Os primeiros reforços chegaram ao local menos de 24 horas depois do Estado ser acionado pelo Ibama, para dar apoio. Por ser unidade de conservação federal, o parque é de responsabilidade do Ibama.
O superintendente de Defesa Civil da Sema, major Abadio Cunha, afirma que já estão de prontidão mais 20 bombeiros militares, 10 agentes ambientais e 20 voluntários da Defesa Civil para seguirem para Chapada. Ele explica que há dificuldades de controle do fogo devido as características do parque, que possui um terreno muito acidentado.
O fogo que atinge a área começou em Cuiabá, na região da comunidade São Gerônimo, e acabou chegando ao parque no último domingo.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros também estão trabalhando no combate ao fogo no Morro de Santo Antônio, que teve início na tarde de ontem. Foram enviados para o local bombeiros militares e agentes ambientais da Sema. O Morro de Santo Antônio é uma unidade de conservação estadual.