quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Mais de 60 mil votam este mês em Sinop no Referendo do Desarmamento

PUBLICIDADE

Uma das maiores consultas populares informatizadas do mundo na qual mais de 122 milhões de eleitores de 5.564 municípios brasileiros vão às urnas para responder Sim (tecla 2) ou Não (tecla 1) à pergunta “O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?”, acontece no próximo dia 23. É o Referendo do Desarmamento.

Em Sinop, o total de eleitores chega a 60.194. Ainda, dos eleitores brasileiros, 86.563 correspondem a Comarca Eleitoral de Sinop, sendo 6.476 em Vera, 7.345 em Cláudia, 5.700 em Feliz Natal, 2.654 em União do Sul 2.849 em Santa Carmem. Em todo o Estado de Mato Grosso há 1.836.140 eleitores.

O voto será obrigatório para os eleitores de 18 a 70 anos e facultativo para os analfabetos, maiores de 70 anos e menores de 18 anos. Mesmo sem a apresentação do título eleitoral, o eleitor poderá votar, desde que seu nome conste do caderno de votação e do cadastro de eleitores da seção constante da urna, mediante a apresentação de documento oficial que comprove sua identidade, como RG, certificado de reservista, Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a divulgação de propagandas eleitorais gratuitas no rádio e televisão. Elas serão veiculadas até o dia 20 deste mês e cada uma das duas frentes, uma pelo Sim outra pelo Não, terá 9 minutos diários de programas – no rádio, às 06:00h e às 11:00h e na televisão, às 12:00h e às 19:00h. Além dos boletins em horários fixos, as emissoras de rádio e televisão vão reservar 20 minutos diários para inserções de 30 segundos distribuídas ao longo da programação.

Desde a última segunda-feira, os cartórios eleitorais do país estão atendendo em horários especiais. Em Sinop é das 09:00h às 19:00h de segunda à sexta-feira, e do meio-dia às 18:00h nos sábados e domingos. Os trabalhos disponibilizados são de emissão de 2ª via de títulos e certidões, apenas para eleitores da 22ª zona eleitoral. Segundo o chefe do Cartório Eleitoral de Sinop, José Hamilton Pexe, a maior procura esta semana foi por mesários.

“A maioria das pessoas estão vindo tirar dúvidas sobre o referendo, mas quem mais está procurando o cartório mesmo são os mesários convocados para trabalhar no dia da eleição”, disse, ao Só Notícias acrescentando que “não está sendo feita a emissão de novos títulos ou transferências de domicílio eleitoral. Esses serviços só serão realizados novamente em novembro, após o referendo”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Assembleia adia votação das mudanças do Fethab destinando verbas para institutos

A Assembleia Legislativa adiou a segunda votação do projeto...

Prefeitura no Nortão comprará mais de 10 novos veículos

O poder executivo em Feliz Natal (110 quilômetros de...
PUBLICIDADE