O número de faltosos nas últimas 3 eleições foi alto, mas poucos procuraram os cartórios eleitorais para fazer a regularização dos títulos. Ao todo, serão 4.035 títulos eleitorais que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cancelará nas principais cidades do Norte de Mato Grosso.
Em Sinop, foram 1.022 faltosos e apenas 45 regularizaram os títulos. Em Peixoto de Azevedo, dos 450 que deixaram de votar 446 terão os títulos cancelados. Quase o mesmo número é registrado em Sorriso, onde 409 títulos serão cancelados. Só 20 regularizaram os títulos. No município de Juara apenas 8 dos 412 faltosos procuraram o cartório eleitoral. Alta Floresta teve 29 títulos regularizados, sendo que 354 eleitores não votaram nem justificaram a falta nas 3 últimas eleições.
Guarantã do Norte, registrou 320 faltosos e só 8 ‘reativados’. Em Colíder foram 300 e apenas 3 regularizados e 7 em Marcelândia onde 168 estavam em situação irregular. Nova Mutum tem 146 faltosos e 15 eliminar as pendências. Em Itaúba e Vera apenas um eleitor regularizou o título em cada município, sendo 70 e 143 eleitores faltosos, respectivamente.
Lucas do Rio Verde foi o município que menos apresentou eleitores faltosos, apenas 30, 12 vão continuar impedidods de votar.
O cancelamento acontecerá entre os dias 21 e 26 deste mês. Em todo o estado de Mato Grosso, 30.596 eleitores terão seus títulos cancelados por não terem justificado sua falta nas três últimas e consecutivas eleições ou procurado os Cartórios Eleitorais para regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral. Com a inscrição eleitoral cancelada o eleitor fica impossibilitado de se inscrever em concursos públicos bem como exercer qualquer cargo ou função pública. Se já trabalha em órgão público, não poderá receber seu salário ou vencimento. E ainda, não poderá obter passaporte, tirar CPF e Carteira de Identidade.