O senador Blairo Maggi (PR) acompanhou o deputado estadual e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, Mauro Savi (PR), em uma reunião com o governador Pedro Taques (PDT). O objetivo foi tentar conquistar o apoio do atual chefe do Executivo para a candidatura do republicano que, ao lado de Guilherme Maluf (PSDB), visa a mesa diretora do Parlamento estadual.
De acordo com o Diário de Cuiabá, as negociações avançaram e o grupo, que já contaria com apoio de pelo menos 14 deputados, saiu fortalecido, entretanto, ainda não há definições por parte do Executivo. Maggi assumiu agora a postura de defensor de Savi e intercedeu diretamente com Taques, que manteve-se neutro na reunião. Além disso, há informações de que o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, escalado para a articulação, também estaria tentando emplacar Nininho (PR) na chapa.
Savi, por sua vez, comentou estar construindo com Maluf uma unidade para “fortalecer o Legislativo e promover mudanças que vão consolidar o processo de desenvolvimento de Mato Grosso. Um Estado só será forte se tiver instituições democráticas e fortes”.
Na noite de domingo, Pedro Taques, o secretário e um grupo de deputados discutiram a eleição com intuito de aproximar Maluf da base aliada e trazer o apoio da oposição. Contudo, a resistência de Taques ao grupo do tucano seria pelo fato de nele ter pessoas ligadas ao deputado estadual José Riva (PSD).
Mauro Savi diz que não pretende recuar e vem resistindo às pressões, inclusive do próprio partido, que não lhe declarou apoio. A entrada de Emanuel Pinheiro teria causado ainda mais tensão nos republicanos.
O presidente do Partido Republicano, senador diplomado Wellington Fagundes (PR), até o momento não se manifestou.
A eleição será no dia 1º de fevereiro e, até o momento, caminha para uma disputa, fato que não ocorre há 20 anos na Assembleia, porém, ainda há possibilidade de chapa única.