O governador Blairo Maggi está reunido neste momento, em Brasília, com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, na sede do Ministério. Eles realizam uma prévia da reunião que será realizada amanhã com parlamentares no Senado e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sobre a crise que atinge o setor do agronegócio, em especial nas regiões Centro-Oeste e Sul.
Produtores, dirigentes de associações ligadas ao setor agropecuário, parlamentares e governadores de onze Estados agrícolas tentam sensibilizar o Governo Federal para a tomada de medidas que possam defender as economias das unidades da Federação que têm no setor a base econômica e que sofrem atualmente a perda de receita.
Dirigentes do setor agrícola consideram insuficientes as medidas do Governo Federal. Para o presidente da Aprosoja, Rui Otoni Prado, o novo programa do governo tende a resolver uma parte do problema dos produtores mato-grossenses. Dificilmente as medidas anunciadas cobrirão os custos de produção da soja.
Entre as medidas pleiteadas estão reformas de estradas para escoamento das culturas agrícolas, desoneração tributária para o óleo diesel e “câmbio fixo” para exportação, além da renegociação de todas as dívidas.