sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Maggi diz que seu governo será rigoroso no controle ambiental

PUBLICIDADE

O governador Blairo Maggi anunciou nesta quinta-feira que as regras e os mecanismos de controle para o desenvolvimento de atividades econômicas e ações que envolvem o meio ambiente no Estado de Mato Grosso, serão definidas no início do mês de agosto.

Um fórum sobre meio ambiente, que acontecerá em Cuiabá, reunirá autoridades e técnicos dos órgãos ambientais de todo o Brasil, além de representantes das entidades da classe produtora do Estado e representantes do Governo Federal. “Vamos reunir todos os ‘atores’ envolvidos nesse processo para, em conjunto, discutir uma política ambientalmente correta e socialmente justa”, afirmou.

De acordo com o governador, esse é o caminho para que no futuro não haja enfrentamento do estado com o mercado internacional, que pode rejeitar os produtos mato-grossenses.

O chefe do Executivo Estadual avaliou que “Mato Grosso vive um novo momento com o ordenamento das ações que envolvem o meio ambiente”. Para ele, essas ações, além da proteção dos recursos naturais, irão refletir no mercado e na economia do Estado. “Estamos fazendo isso não só para defender o meio ambiente, mas para defender o mercado mato-grossense também. Não podemos ter no futuro um impedimento comercial contra os produtos de Mato Grosso”, afirmou.

A decisão de realizar uma ampla discussão sobre o assunto no Estado foi anunciada depois da audiência do governador com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, e representantes do Ibama realizada nesta quarta-feira em Brasília. Eles discutiram medidas para controlar as atividades econômicas desenvolvidas nos Estados que compõem a Amazônia Legal.

Segundo Maggi, a proposta feita pelo Ministério do Meio Ambiente de usar “mecanismos de freio” para evitar o desmatamento irregular foi prontamente aceita pelo Governo do Estado. “Vamos endurecer o jogo, é uma espécie de moratória e enquanto os Estados que formam a Amazônia Legal não se enquadrarem definitivamente dentro dos métodos e da tecnologia de controle de desflorestamento, não expediremos nenhuma licença para desmate”, afirmou.

Ele alertou que o “freio” será durante o tempo necessário para que as atividades econômicas do Estado sejam desenvolvidas conforme a legislação. “Desde que cheguei nesse Governo eu tenho dito isso, alguns não ouviram: não há mais espaço para ilegalidades em nenhum setor, nem na pecuária, nem na agricultura, nem no setor madeireiro. Seremos rigorosos nesse controle”, destacou.

Maggi ressaltou que os governos Federal, por meio do Ibama, e Estadual, através da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), começarão a trabalhar em regime de mutirão para legalizar e liberar todas as áreas de manejo no Estado. “A partir de agora os madeireiros terão orientação desses órgãos para que possamos agilizar o sistema de manejo florestal. Estamos organizando uma força-tarefa para que o setor madeireiro tenha a liberação das Autorizações de Transporte de Produtos Florestais”, observou.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Presidente do Cipem se reúne com vice-governador e detalha prioridades do setor florestal

O presidente do Centro das Industrias Produtoras e Exportadoras...

Governo de MT confirma pagamento de servidores na próxima segunda

O governo de Mato Grosso depositará na segunda-feira (29)...

Prefeito autoriza início de obras de praça em Matupá; R$ 1,9 milhão

O prefeito Bruno Mena anunciou hoje o início das...
PUBLICIDADE