O governador Blairo Maggi está neste momento, visitando as instalações de uma empresa de alimentos, em Lucas do Rio Verde. Acompanhado do prefeito Marino Franz, vereadores e lideranças locais, Maggi já visitou as instalações de uma fábrica de telhas termo-isolantes que está em construção no parque industrial.
Daqui a pouco, ele segue de carro para as intalações da pequena central hidrelétrica Canoa Quebrada, que já está em operação, mas será oficialmente inaugurada hoje. O prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato, também participa da inauguração. Desde maio, a unidade passou a operar comercialmente, fornecendo energia para toda a região. Sorriso e Lucas do Rio Verde foram os maiores beneficiados, por estarem mais próximos. As três turbinas geram 28 megawatts de potência.
Foram investidos cerca de R$ 90 milhões na obra, que começou a ser executada em 2005, gerando milhares de empregos no município. Parte dos recursos foram liberados pelo Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa), pelo BNDES, e o restante foi investido pela própria empresa, responsável também pela operação e manutenção da usina.
A barragem tem 820 metros de comprimento, 34 metros de altura e duas comportas de controle do excedente de água não utilizada nas turbinas. O reservatório ocupa uma área de 1.050 hectares. A vazão variável de água pode atingir 100 e 250 metros cúbicos por segundo, quando estiver operando com máximo de sua capacidade.
O governador deve almoçar em Lucas do Rio Verde e, às 14:00h, segue de avião para Nova Maringá onde, às 14h30, participa da inauguração da hidrelétrica “Garganta da Jararaca”, também do grupo Atiaia Energia.