domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Machado garante rápida implantação do Parque Cristalino em Alta Floresta

PUBLICIDADE

O secretário de Estado do Meio Ambiente Marco Machado esteve em Alta Floresta no último sábado, discutindo a implantação do Parque Estadual Cristalino, criado em 2000 e ampliado em 2001. Após duas semanas de trabalho de campo com sua equipe, Machado se reuniu com os posseiros da área, representantes políticos e membros da Associação dos Amigos do Parque Cristalino, apresentando a proposta de trabalho do governo para solucionar os conflitos com respeito ao Parque.

No encontro, Machado afirmou que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) vai elaborar um projeto de lei como medida emergencial para solucionar a situação de ocupações irregulares e diversos crimes ambientais que vinham sendo realizados no Parque.. O secretário afirma que o novo projeto de lei é uma forma de fortalecer juridicamente a unidade de conservação e garantir medidas que impeçam a pressão das invasões.

As medidas para implementação do Parque se darão, segundo Machado, em dois tempos: uma solução imediata com a ampliação do Parque I, demarcação do limite e implementação de ações de fiscalização, e outra a médio prazo, com a resolução dos conflitos de posse na área do atual Parque II.

A Associação dos Amigos do Parque Cristalino apresentou durante a reunião uma série sugestões para a implementação e gestão do parque, que serão formalizadas em um documento a ser entregue ao secretário nesta semana. Marcos Machado afirmou que, com base na avaliação desse documento, a Sema poderá propor um termo de cooperação com a Associação, para que seja parceira na gestão do parque. O mesmo está sendo feito com a prefeitura de Novo Mundo, município em cujos limites está a maior parte do parque.

Entre as sugestões apresentadas estão a priorização da busca de apoio junto ao Programa ARPA – Áreas Protegidas da Amazônia para a gestão da unidade e a valorização das comunidades e assentados do entorno do Parque nas ações que possam gerar emprego e renda, como contratação de guias e guardas-parque. Para Machado, as sugestões são interessantes e serão estudadas pela secretaria. O secretário também afirmou que a Associação irá participar de todo o processo de implantação do parque, garantindo a transparência das ações do governo.

O governo deverá encaminhar rapidamente o processo de indenização das benfeitorias dos posseiros feitas até a criação da unidade de conservação e está disposto a discutir medidas legais e ajustamentos de condutas para as aberturas feitas após 2001. O Secretário sobrevoou a região e registrou focos de incêndio, desmatamento e extração ilegal de madeira dentro dos limites do Parque e enfatizou que o governo não vai tolerar novos danos ambientais: “a lei será cumprida”, garantiu.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso e mais 3 Estados irão fechar 2024 no ‘azul’, aponta federação

Estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio...

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...

Prefeitura define programa ‘Desenvolve Sorriso’

A prefeitura concluiu dispensa de licitação, esta semana, para...
PUBLICIDADE