domingo, 7/dezembro/2025
PUBLICIDADE

Lula manda revisar dados que originaram embargos em MT

PUBLICIDADE

Os dados do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais- apontando aumento nas queimadas de Mato Grosso em 2007 e que originaram em embargos nas fazendas e áreas de 19 municípios do Nortão e serviram de base para inserir parte de 1,2 mil fazendas na ‘lista negra do Ibama’ serão reavaliados pelo Ibama, Embrapa, Inpe e a Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso. O acordo foi fechado hoje, no início da noite, em audiência do presidente Lula com o governador Blairo Maggi e demais lideranças mato-grossenses. O encontro deve ocorrer até o próximo dia 23.

Blairo entregou a Lula relatórios feitos pela Sema apontando que mais de 80% dos dados do INPE apontando aumento em desmatamentos em 36 cidades mato-grossenses estão errados. O governador saiu da reunião dizendo que Lula foi sensível as ponderações e divergências de Mato Grosso. “Acredito que agora, por meio do relatório que apresentamos, essa questão terá outros desdobramentos. Não podemos aceitar os números do Inpe que coloca áreas de degradação da floresta, desmatamento progressivo, incêndio e corte raso, tudo no mesmo saco. O próprio Presidente Lula está desconfortável com esses números, pois sofre pressão dentro e fora do Brasil. É uma questão que quando resolvida será bom pra todo mundo”, desabafou Blairo.

Ele disse ainda que outro ponto importante na reunião com Lula foi o avanço na discussão sobre os números do sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) para avaliar os desmatamentos de corte raso.

O governador voltou a afirmar que não vai ficar parado esperando a próxima divulgação dos números do Inpe sobre o desmatamento e que o Governo do Estado vai sair a campo mês a mês para fazer a checagem das imagens de satélite.

O vice-presidente da Assembléia e presidente da comissão de Meio Ambiente, Dilceu Dal Bosco, que também participou da audiência com Lula, acredita que uma solução a curto prazo. “Creio que, desta análise conjunta, saia uma solução sensata sem que a imagem de Mato Grosso seja manchada internacionalmente como ocorreu neste episódio dos dados do Inpe”, declarou, ao Só Notícias.

Além de Dilceu, participaram da audiência com Lula, o presidente do DNIT, Luiz Pagot, os deputados Welington Fagundes e Homero Pereira e o presidente da Famato, Rui Prado.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governador entrega creche e nova quadra em Mato Grosso

O governador Mauro Mendes assinou a ordem de serviço...

Mauro e Pivetta inauguram praça e autorizam asfaltamento de Nobres a Diamantino

O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes...
PUBLICIDADE