A mutidão que participou, no complexo esportivo de Alta Floresta, do lançamento do programa Terra Legal-Arco Verde, nesta sexta-feira, com a presença do presidente Lula, acompanhou, simultaneamente a mesma cerimônia nas cidades de Marabá (PA) e Porto Velho (RO), para onde demais ministros da União foram enviados. Os alta-florestenses e moradores da região do extremo Norte tiveram a oportunidade ver e ouvir a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, afirmar, em Porto Velho, que as ações do programa provará ser possível combater o desmatamento ainda garantindo o emprego da população que vive na região Amazônica. Para Dilma, é preciso unir esforços entre os poderes municipal, estadual e federal em torno do objetivo.
"Hoje nasce um novo modelo. Sabemos que aquele de destruição de floresta é fracassado e o Brasil pode dar o grande exemplo de que é possível desenvolver o país tendo a floresta em pé. É por isso que estamos construindo juntos", declarou.
Dilma, acompanhada do governador Ivo Cassol, afirmou que pela mobilização "o Brasil pode ter sustentabilidade ecômica com a floresta em pé, preservada e Limpa", enfatizou.
Em Alta Floresta participaram do ato público ainda o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, o vice Silval Barbosa, os ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, da Previdência, José Pimentel, os governadores de Mato Grosso, Blairo Maggi, da Amazônia, Eduardo Braga, senadores, deputados federais, estaduais, prefeitos, entre outras pessoas.