PUBLICIDADE

Lula em Alta Floresta: estrangeiros querem nos expulsar daqui, diz prefeita

PUBLICIDADE

A prefeita de Alta Floresta, Maria Izaura, abriu, nesta sexta-feira, a solenidade de lançamento do programa Terra Legal-Arco Verde (com ações de regularização fundiária). Izaura foi a primeira das lideranças a discursar. A gestora agradeceu ao presidente Lula pelas ações do Governo Federal na região de Alta Floresta mas criticou a forma preconceituosa como Mato Grosso tem sido tratado. “Nós somos os guardiões da Amazônia. Os estrangeiros continuam tentando nos expulsar – da floresta – e nos taxando de devastadores quando, na verdade, somos desbravadores”, declarou a prefeita.

Maria Izaura cobrou do presidente empenho da União para um caminhão de combate a incêndio no aeroporto municipal, que permitirá ao município estimular o ecoturismo e desenvolvimento regional. “Pedimos ao governo que nos ajude a mudar nossa realidade, nos tirando do isolamento em que se encontra nossa região -cuja população chega a aproximadamente 300 mil habitantes”, acresentou a prefeitura. O equipamento custa, em média, R$ 1,4 milhão. O município busca saídas para o problema por meio de parcerias com o Estado.

O governador do Amazonas, Eduardo Braga, que participou em Alta Floresta da cerimônia, destacou os benefícios criados pelo Terra Legal-Arco Verde na região amazônica. Braga afirmou que pequenos proprietários serão estimulados a regularizarem-se para produzir de forma organizada. “Estamos inaugurando um passo importante hoje porque todos os amazônidas – principalmente os agricultures humildes – passarão, de forma simples, ter direito a sua terra própria. Viver na Amazônia não siginifica parar de produzir, mas produzir de forma organizada”, falou.

Participam do ato o presidente Lula, dos ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, da Previdência, José Pimentel, o governador Blairo Maggi, deputados federais, senadores, prefeitos, vereadores, lideranças sindicais, entre outras pessoas. A comitiva presidencial já deixou a cidade.

Além de Alta Floresta, o lançamento do Terra Legal-Arco Verde foi realizado simultaneamente nos municípios de Marabá (PA) e Porto Velho (RO). “É preciso mostrar a forma de produzir corretamente”, concluiu o governador Braga.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE