O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que deve repetir a chapa de 2002 para as eleições de outubro com o atual vice-presidente José Alencar (PRB). Ele deve anunciar amanhã, durante a convenção nacional do PT, que vai sair candidato à reeleição.
“Hoje eu já tenho vice[-presidente], ele já é meu vice há três anos e meio, por que é que eu iria mudar?”, questionou ele, durante entrevista em Chapecó (SC). E acrescentou: “O José Alencar é o tipo da pessoa que eu não preciso convencer e não preciso nem conversar porque ele já é o vice”.
“Então é só a gente deixar do jeito que está. Sabe por quê? Eu aprendi, com o futebol, que em time que está ganhando a gente não mexe”, disse o presidente.
A declaração de Lula praticamente sela Alencar como o candidato à vice-presidência para as eleições e “bate” os outros dois postulantes à indicação, os ex-ministros Ciro Gomes e Eduardo Campos, ambos do PSB.
Hoje, pela manhã, o presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), já havia adiantado que o partido deve anunciar amanhã, durante convenção em Brasília, o nome de Alencar para repetir a dobradinha de 2002.