O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou, por volta das 8h, no aeroporto de Várzea Grande e, de helicóptero, seguiu a Campo Verde (131 km da capital), com o governador Mauro Mendes (União) para lançar o programa Solo Vivo, chegando por volta das 9h. O presidente visitou o sítio Sentinela dos Pampas, no assentamento Santo Antonio da Fartura e, no momento, participa da cerimônia na área de convivência do local.
Conforme a assessoria, o programa tem como foco a recuperação de áreas degradadas destinadas à agricultura familiar e o aumento da qualidade dos alimentos. A iniciativa busca melhorar os solos, aumentar a produtividade das lavouras, fortalecer a geração de renda e promover a permanência das famílias no campo. Será realizado em parceria do governo federal com a Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Mato Grosso (Fetagri) e o Instituto Federal de Mato Grosso. O processo inicia com análises de solo feitas pelo IFMT.
Na primeira etapa de implementação do programa, entre 800 e 1 mil famílias serão atendidas, em propriedades com média de 10 a 15 hectares cada, dentro de assentamentos, em 10 municípios: Alto Araguaia, Campo Verde, Poconé, Rosário Oeste, Barra do Bugres, São Félix do Araguaia, Matupá, Juína, Pontes e Lacerda e São José dos Quatro Marcos. Também haverá entrega de máquinas agrícolas e retroescavadeiras.
É a segunda visita de Lula a Mato Grosso em menos de três meses. Em abril, ele foi ao parque nacional do Xingu onde condecorou o cacique Raoni com a mais alta honraria do país.
Em instantes mais detalhes
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.