
De acordo com o Uol, este será o terceiro mandato seguido de um político do PMDB no governo do Estado. Ele derrotou o senador Marcelo Crivella (PRB), que havia superado o ex-governador e deputado federal Anthony Garotinho (PR) no primeiro turno com pouco mais de 42 mil votos.
O ex-prefeito de Piraí, cidade no sul do Estado, vai governar uma população estimada em 16,4 milhões de pessoas distribuídas entre 92 municípios, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Em entrevista após a confirmação da reeleição, Pezão dedicou a vitória ao seu antecessor, o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB), que deixou o cargo em abril deste ano, no seu segundo mandato.
"Eu quero agradecer muito ao ex-governador Sérgio Cabral, uma pessoa que na sua entrevista no primeiro dia após a reeleição, me lançou como candidato. Nos momentos mais difíceis, quando nós tínhamos 4%, 5% (das intenções de voto) nas pesquisas, as pessoas duvidavam e o Sérgio sempre esteve ali firme. Eu dedico essa vitória a ele", declarou Pezão.
Desde o início da campanha, o governador eleito apresentou trajetória ascendente nas pesquisas. Pezão saiu do terceiro lugar, com 15% das intenções de votos, no primeiro levantamento do Ibope em 30 de julho, e chegou ao segundo turno com 40,57% dos votos e uma vantagem de aproximadamente 1,6 milhão sobre o segundo colocado.
(Atualizada às 19h35)


