Política

Lucas: vereadores aprovam criação do Conselho Gestor de Mobilidade Urbana

Os vereadores aprovaram em sessão extraordinária, realizada, hoje de manhã, o projeto de lei que cria o Conselho Gestor de Mobilidade Urbana.

Formado por representantes do poder executivo, legislativo e entidades, o objetivo é analisar, debater, planejar e propor políticas públicas que melhorem a mobilidade município.

Também foi aprovada uma emenda ao projeto original, que aumenta para 15, o número de membros dentro do conselho. Na proposta inicial, eram 13 representantes, sendo sete do executivo.

Segundo a assessoria da câmara, a emenda deve incluir entidades importantes nas discussões, garantindo o equilíbrio entre o poder público e as entidades que representam a comunidade. Para isso, foram incluídos representantes do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

Com a aprovação da emenda, o conselho será formado por sete membros do Poder executivo, sendo um representante da Gerência de Desenvolvimento Econômico e Territorial e das secretarias municipais de Segurança Pública e Trânsito, Infraestrutura e Obras, Planejamento e Cidade, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Procuradoria do Município.

Também farão parte um representante do legislativo, Associação Comercial e Empresarial (Acilve), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), transporte público e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Ainda dentro da pauta de votações, estava o projeto de lei que trata de autorização para operação de crédito financeiro no valor de R$ 12,6 milhões. A proposta foi retirada da pauta, por solicitação do prefeito Luiz Binotti.