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Lucas será centro de convergência com ferrovia, diz Marino

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O prefeito Marino Franz estará em Brasília nesta sexta-feira, ampliando as discussões sobre a construção da ferrovia Norte-Sul, travessia urbana e BR-163, entre outros assuntos. Franz destacou, ao Só Notícias, que está praticamente certa a abertura da licitação para construção da ferrovia em 2009. O ramal que vai passar por Lucas do Rio Verde terá extensão de 900 km até Itaqui, no Maranhão, onde tem porto para exportação. “Essa ferrovia dará uma nova perspectiva a toda a região Centro-Oeste. Vai transformar Lucas num centro de convergência de mercadorias, de logística”, destacou. O prefeito salientou que a obra é demorada, mas vai trazer excelentes resultados para o município.

A ferrovia viabilizará o escoamento da produção agrícola e madeireira da região Norte, reduzindo custos e tempo. Um estudo da ANTT mostra que a região é, há bom tempo, a mais importante do país em produção de grãos e a mais carente em escoamento. O ramal setentrional desta ferrovia, que ligará Miracema –TO- à região Centro-Norte de Mato Grosso, é fator fundamental de desenvolvimento e competitividade favorecendo na exportação de carnes, soja, milho, algodão, madeira e bio-combustíveis para o nordeste brasileiro e mercado internacional.

A ferrovia pode gerar uma economia de, pelo menos, 50% no custo dos transportes efetuados por Mato Grosso. Um exemplo bastante claro é a distância que a produção de Lucas precisa percorrer durante o escoamente. São, em média, 2,2 mil quilômetros até o porto mais próximo. Em Santarém, essa distância cairia para, pelo menos, 1,2 mil quilômetros. No Estado, a ferrovia terá condições de escoar 12 milhões e 500 mil toneladas/ano quando estiver em funcionamento.

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