domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Lucas R. Verde recebe hoje prêmio nacional por aplicação da merenda escolar

PUBLICIDADE

O prefeito Marino Franz e a secretária de Educação do Município, Solimara Moura, recebem hoje em Brasília, o prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar. Lucas do Rio Verde está recebendo o prêmio pela segunda vez consecutiva.
Instituído em 2004, o prêmio é concedido somente a 11 municípios brasileiros. Só Notícias apurou que o município foi o escolhido na região Centro-oeste porque prima pela complementação dos recursos federais destinados à merenda. Cerca de 70% dos gastos com compra de alimentos são feitos com verbas do orçamento da prefeitura, o que possibilita atender a mais de quatro mil alunos satisfatoriamente.

O CAE (Conselho de Alimentação Escolar)tem forte atuação no município. Uma das iniciativas do conselho é questionar os alunos sobre a qualidade da merenda. Os tópicos incluem avaliação da higiene da cozinha, do refeitório e do trabalho das merendeiras. O resultado ajuda na montagem de um cardápio que valoriza a opinião dos alunos e a aceitabilidade dos alimentos.

A prática evita o desperdício. As merendeiras passam por cursos de capacitação anualmente. Todas as escolas da rede municipal possuem hortas. O risoto de frango, um alimento regional muito apreciado, tem espaço garantido na merenda. Por solicitação do CAE, a vigilância sanitária tem atuado com maior rigor nas escolas, verificando as condições da água e da estrutura como um todo.

Como já ocorreu no ano passado, um técnico ligado ao órgão federal esteve visitando o município para verificar in loco a situação e preparou um relatório sobre a aplicação.
Ao falar sobre a mais recente conquista – o setor já acumula outros três importantes prêmios estaduais com projetos desenvolvidos na área de educação infantil -, a secretária destacou que o prêmio faz justiça ao brilhante trabalho da equipe que é coordenada pela nutricionista da secretaria e ao bom desempenho do Conselho de Merenda Escolar.

Segundo Solimara, hoje são gastos diariamente em torno de R$ 0,38 a R$ 0,40 por aluno na preparação da merenda escolar. Isso só tem sido possível porque, além dos investimentos feitos na estrutura física de refeitórios e cozinhas, a administração municipal tratou de ter sua própria padaria, incentivou as hortas escolares e ainda se preocupa com a realização de oficinas para a formação de merendeiras.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso e mais 3 Estados irão fechar 2024 no ‘azul’, aponta federação

Estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio...

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...
PUBLICIDADE