sexta-feira, 3/maio/2024
PUBLICIDADE

Lucas R. Verde: prefeitos assinam dia 13 pacto ambiental

PUBLICIDADE

No momento em que a região Norte é bombardeada por denúncias de crimes contra o meio ambiente, resultando em rigorosas medidas para combatê-los, principalmente o desmatamento, prefeitos de 13 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental Alto Teles Pires, assinam um pacto com uma série de ações visando a regularização de seus passivos ambientais.

No próximo dia 13, em Lucas do Rio Verde, prefeitos de Nova Mutum, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Cláudia, Feliz Natal, Vera, Nova Ubiratã, União do Sul, Santa Carmem, e outros, vão aprovar as propostas do plano, que vem sendo discutido desde o ano passado, e definir o início dos trabalhos.

Uma das ações iniciais prevista no projeto é a regularização das áreas de preservação permanente (APPs). Somente em Lucas do Rio Verde, por exemplo, cerca de 700 propriedades devem aderir a proposta. Para isso, será necessário o levantamento dos passivos em cada município.

Os recursos ainda estão sendo viabilizados. Na última assembléia, a ong TNC anunciou a liberação de US$ 200 mil para o consórcio, destinados à elaboração da base cartográfica (nos modelos orientados pela Sema e Intermat) que envolve entre outras coisas, a aquisição de imagens de satélite das áreas.

Após esse processo, os projetos são encaminhados para a Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema) que referenda a regularidade das propriedades e emite a licença ambiental.

O objetivo dos municípios é obter a certificação e poder ganhar espaço no mercado, já que enfrentam muitas restrições devido a questão ambiental.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Promotoria recomenda a prefeitura melhorias em quatro unidades de saúde em Sorriso

O Ministério Público do Estado vistoriou quatro Unidades de...

Diretório estadual destitui comissão provisória do PL em Sinop

O diretório estadual do Partido Liberal decidiu destituir os...
PUBLICIDADE