Será assinado no próximo dia 17, o convênio entre Estado e prefeitura para implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros no município. R$ 378 mil serão investidos para construir o quartel, sendo R$ 300 mil oriundos do Fundo Estadual de Segurança Pública (FESP) e o restante da prefeitura. O projeto do prédio foi apresentado ontem, durante reunião com o secretário Carlos Brito, o prefeito Marino Franz e o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Arilton Azevedo Ferreira e assessores.
O município será responsável ainda por todos os recursos de mão de obra, além da doação do terreno para a construção do prédio. De acordo com o prefeito Marino José Franz, a cidade é atendida atualmente pelas unidades de Sorriso ou Nova Mutum, dependendo da distância da ocorrência.
O secretário de Justiça e Segurança pública, Carlos Brito ressalta que o Corpo de Bombeiros deva ser ativado o mais rápido possível, uma vez que o número de habitantes de Lucas do Rio Verde ultrapassa a média mínima para implantação da unidade, que é de 25 mil pessoas.
“O número de habitantes é alto e tende a aumentar entre 15% e 20% nos próximos anos com a instalação de novas fábricas o que, conseqüentemente e até positivamente, oferece empregos diretos e indiretos, atraindo um maior número de moradores”, justificou o secretário.
Além do convênio para implantação do Corpo de Bombeiros, será assinado também um Termo de Cooperação Técnica que prevê a aplicação de cursos de salvamento e resgate, que serão oferecidos por bombeiros aos guardas municipais, que fazem diversos atendimentos aos moradores.
Serão enviados ainda ao município quatro investigadores e um escrivão, tão logo concluam o curso de formação inicial técnico profissional dos policiais civis nomeados em março. O término do curso está previsto para este mês.