A sessão ordinária nº 20, realizada na segunda-feira (22), foi iniciada com a posse do parlamentar Adenilson Pereira, o Zinho (PDT), que assume por aproximadamente um mês os trabalhos da Câmara Municipal junto aos demais vereadores. "Pretendo fazer um bom trabalho, vou me esforçar para mostrar o legislador que sou, quero também representar bem o vereador José de Oliveira (PR) que está licenciado por motivos de saúde" lembrou Zinho, que ainda agradeceu a oportunidade.
Seguindo a pauta da sessão, os vereadores encaminharam quatro projetos de leis, todos de autoria do Legislativo, sendo que três foram para as comissões permanentes e um para comissão especial criada durante a sessão na ordem do dia para analisar o projeto de lei complementar nº. 07, os vereadores que fazem parte da mesma são: Eliseu Sávio Diniz (PSB), Adenilson e Pedro Góis (PPS).
Na oportunidade foi aprovado em primeira e única votação, por unanimidade, o projeto nº. 44 de autoria do Executivo, que concede o direito de uso por tempo indeterminado e gratuito de uma área de 890m² para a construção da sede da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul de Lucas do Rio Verde. Aprovado também por unanimidade, uma moção de aplausos de autoria do vereador Márcio Albieri (PPS) aos integrantes do Grupo de Quadrilha Tradição Nordestina do município, sendo subscrita por todos os vereadores.
Projetos encaminhados as comissões permanente e especial
O vereador Carlos Girotto (PPS), encaminhou às comissões o projeto de lei complementar nº. 07, que altera os artigos 20 e 22 da lei complementar nº. 60/2008 que dispõe sobre o Código de Posturas do município. Pela sugestão de alteração proposta pelo vereador, o artigo nº. 20 passa a vigorar com a seguinte redação.
"Art. 20 Fica estabelecido o perímetro escolar de segurança, assim entendido como área contígua de 100 metros do principal portão de acesso dos estabelecimentos de ensino da rede pública e particular."
Já o artigo 22 pela proposta de alteração passa a seguinte redação: "Art. 22 No perímetro escolar de segurança, não poderão ser realizadas as seguintes atividades comerciais, venda de bebidas alcoólicas e vendedor ambulante de qualquer produto". De acordo com o vereador, a redução de 150 metros para 100 metros não prejudica a comunidade escolar nem comerciantes próximos aos locais.
Os vereadores Ana Kothrade (DEM), Márcio e Bassani (PR), no projeto de lei nº 21, visam instituir no município a obrigatoriedade da execução do Hino Municipal nas escolas da rede pública e particular, nas inaugurações de obras, eventos oficiais e solenidades de caráter municipal.
Já o projeto nº. 22 de autoria de Ana Kothrade, Adenilson e Márcio Albieri, tratou da denominação das ruas do Bairro Téssele Júnior que ainda estão sem nomes, eles explicaram na justificativa, que isso facilitará a entrega de documentos pelos Correios, SAAE entre outros órgãos.
E por fim o projeto de decreto legislativo nº. 07 de autoria de Girotto, que visa conceder o Título de Cidadão Honorário de Lucas do Rio Verde ao delegado de Polícia Judiciária Civil, Flávio Henrique Stringuetta.
O auditório contou com a presença de aproximadamente quarenta pessoas e dentre elas sete tinham em mãos cartazes expressando seu pensamento sobre a verba indenizatória. "Quero parabenizar a atitude de todos vocês e nós estamos à disposição para qualquer esclarecimento, seja ele da população ou do Poder Público, pois nesses quase sete meses de trabalho na Câmara, não tenho nenhuma dúvida do trabalho de cada vereador em prol da sociedade" finalizou Aluízio Bassani (PR). A assessoria de comunicação da Câmara buscando ouvir a sociedade procurou uma das pessoas que estava com a faixa para que a mesma concedesse entrevista, porém não houve êxito, apenas foi esclarecido que as faixas não tinham o intuito de "atritos ou brigas" as pessoas que ali estavam queriam apenas ouvir a versão dos vereadores.