O presidente da câmara, Airton Callai (Republicanos), afirmou, hoje, ao Só Notícias, que o legislativo terá como prioridade, no próximo ano, pautas ligadas à mobilidade urbana, à consolidação de grandes obras estruturantes e à captação de recursos para projetos estratégicos do município.
Segundo Callai, um dos principais focos no primeiro semestre será o avanço de convênios relacionados à infraestrutura viária. “Temos alguns convênios grandes, que é melhorias na MT-449, que não foram assinados até agora pelo governo. A gente espera que ainda sejam assinados este ano, para a gente poder fazer as inspeções nesse período de chuva e dar andamento logo depois de março. Temos vários projetos andando, que é da conexão da cidade com a duplicação (da BR-163) que está chegando aqui, para fazer as entradas da cidade e diminuir o fluxo dos trevos, que hoje é um gargalo nosso do trânsito – você passar de um lado para o outro da cidade. Isso tudo está em estudo e vai acontecer. E também recebemos, agora no início de dezembro, o plano de mobilidade urbana no centro da cidade, em que o projeto é transformarmos as avenidas principais em mão única e vamos discutir agora, nesse primeiro semestre de 2026, com a sociedade”, disse.
Outra prioridade destacada pelo presidente é a construção da nova sede do legislativo. O projeto arquitetônico já foi finalizado e a obra deve começar no próximo ano, em área próxima à rotatória da prefeitura. A nova estrutura terá cerca de 13 mil metros quadrados, dimensionada para atender o crescimento da cidade nas próximas décadas. “Estamos pensando em uma situação muito grande da câmara de atender melhor a população, que não tem nenhum local adequado para ser atendido, e os funcionários não tem uma sala decente para trabalhar. Hoje, nós temos cinco ou seis departamentos e é uma confusão. Ano que vem nós conseguimos fazer com que isso aconteça”, afirmou.
Callai também ressaltou que a obtenção de recursos será decisiva nos primeiros meses do ano, em função do calendário eleitoral. Ele explicou que a câmara deve atuar em conjunto com o executivo para garantir a assinatura de convênios e a liberação de emendas parlamentares dentro dos prazos legais.
“Vamos dar a continuidade da busca de recursos de alguns projetos, uma vez que vai ter eleição, nós temos até 30 de abril para nós assinar todos os convênios que nós precisamos. Então, nós vamos dar uma atenção e uma ajuda muito grande para o prefeito Miguel na assinatura desses convênios que a gente precisa. Porque depois que abriu a conta e caiu um real naquela conta, significa que já deu andamento. Então, o orçamento tanto do governo federal quanto do governo estadual podem fazer o pagamento desses convênios. Então, nós temos a prioridade de, até abril, nós buscarmos as emendas parlamentares no mês de fevereiro e convênios até o mês de abril”, avaliou.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


