Após reunião, esta manhã, com os diretores do Hospital São Lucas e com a presidente da Fundação Luverdense de Saúde, Marli Martins, o prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz, anunciou a implantação de duas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), na unidade de saúde. Serão investidos R$ 200 mil na instalação dos leitos e aquisição dos equipamentos. Os recursos estão sendo viabilizados pelo prefeito junto a iniciativa privada e a previsão é de que entre em funcionamento em até 45 dias.
O diretor clínico, Vicente Olavo Nigro, explicou que serão implantadas duas UTIs, uma adulto e outra infantil. O objetivo dos leitos é estabilizar os pacientes graves que derem entrada no hospital, até o deslocamento para uma unidade da região. Na segunda-feira (2), o prefeito, que atualmente preside o Consórcio Intermunicipal de Saúde Alto Teles Pires, e os diretores do Hospital Regional de Sorriso participaram de um reunião com representantes da Secretaria de Estado da Saúde, sobre a necessidade de ampliação no número de leitos.
Apesar dos esforços, o Estado sinalizou que não dispõe de recursos para ampliação no número de leitos. Segundo o prefeito, das dez UTIs que o Regional de Sorriso oferece aos 15 municípios que compõem o consórcio, duas não estão sendo utilizadas por problemas.
Somada a situação, nos últimos anos, a população do interior de Mato Grosso dobrou e o número de UTIs continua o mesmo de dez anos atrás. De acordo com Franz, a alternativa é buscar parcerias junto a iniciativa privada. Atualmente, o Hospital São Lucas dispõe de 79 leitos comuns, incluindo os novos, construídos com a doação de R$ 500 mil da Brasil Foods e também novos equipamentos para exames de imagem, graças a parceria com a Fiagril e ADM. “Se a iniciativa privada não der as mãos para o poder público, não sabemos o que fazer. O Estado não tem condições de nos ajudar”.
Paralelo a viabilização das duas unidades, a prefeitura está buscando junto ao Ministério da Saúde o credenciamento do município para a implantação de mais dez UTIs, que deverão atender todos os municípios da região.