O prefeito Marino Franz conquistou o 1º lugar no ranking IKGM dos prefeitos com melhor índice de aprovação popular no Estado de Mato Grosso. Na avaliação realizada pela KGM Pesquisas, de Cuiabá, Franz aparece com índice 73,15, o melhor do Estado entre os municípios com população acima de 45 mil habitantes.
Em comparação a pesquisa realizada em 2010, o prefeito manteve a mesma colocação com mais de 70% de aprovação popular, seguido pelos prefeitos de Primavera do Leste, Getúlio Viana, de Juína, Altir Peruzzi e de Sinop, Juarez Costa.
De acordo com a KGM, o estudo foi realizado nos 50 maiores municípios do Estado. Em cada um deles foram realizadas pesquisas de opinião avaliando a administração pública, em uma escala que varia de péssimo a ótimo.
Na pesquisa geral, que inclui municípios de pequeno porte, Marino Franz aparece em 3º lugar, atrás dos prefeitos Maurício Tonhá, de Água Boa e César Maggi, de Sapezal.
Segundo o prefeito, o que faz de um administrador público destaque no município é um conjunto de ações planejadas que vão além dos anseios básicos da população. Essa visão estratégica de futuro faz com que a população saiba aonde o município vai chegar e que oportunidades oferecerá.
Nos últimos anos, Lucas do Rio Verde passou por uma grande transformação econômica e social. A verticalização da economia mudou o perfil do município e o resultado a população sente no dia a dia, são mais investimentos, novas empresas se instalando e muito mais empregos e oportunidades para todos. Dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico comprovam essa mudança. Entre os anos de 2006 e 2011, o número de indústrias instaladas no município aumentou mais de 250%, saltando de 948 para 2.500.
Reflexo direto deste novo momento econômico, a geração de empregos também obteve um salto significativo. Em 2005, o município possuía 3.551 empregos formais, cinco anos depois, o número já havia saltado para 14.392, com previsão de chegar a 75 mil em 2021.
Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, somente nos quatro primeiros meses deste ano, o saldo positivo de empregos gerados aumentou 583% em relação ao mesmo período do ano passado. O índice de crescimento é superior a todos os municípios do Estado.
Franz ressalta ainda que toda essa transformação pelo qual Lucas do Rio Verde esta vivenciando reflete diretamente no Valor Adicionado (VA), que nos últimos cinco anos aumentou quase 250%, subindo de R$ 491 milhões em 2006 para R$ 1,300 bilhão em 2011. Com esse crescimento, o município saltou para o sexto lugar no ranking de participação econômica de Mato Grosso, com ótimas perspectivas para os próximos anos.