O indicador de investimentos dos recursos públicos do índice Firjan de gestão fiscal, que mede a parcela da receita total dos municípios para essa finalidade, divulgado há poucos dias, apontou que Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, com 1.0 ponto, e Sorriso, com 0.8298 tem “gestão de excelência” nesse quesito. Sinop, com 0.7798 ponto, tem “boa gestão”.
Assim como Lucas e Mutum, outras 61 cidades de Mato Grosso alcançaram a pontuação máxima, incluindo outros 16 municípios do Nortão – Apiacás, Carlinda, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Ipiranga do Norte, Marcelândia, Matupá, Nova Santa Helena, Nova Canaã do Norte, Novo Mundo, Santa Carmem, Tapurah, Terra Nova do Norte, Vera, Nova Guarita e Nova Monte Verde.
De acordo com o estudo, nos municípios pequenos, sobra mais espaço no orçamento para esse tipo de despesa. Neste ano, quase 40% das prefeituras de até 20 mil habitantes tiraram nota máxima.
Também foram apontados com “gestão de excelência”, com resultados acima de 0.8 ponto, outros 21 municípios, entre eles da região norte, Itaúba, Cláudia, Nova Bandeirantes, Nova Ubiratã e Tabaporã. No rol dos municípios com “boa gestão”, além de Sinop, há outros 17 municípios, entre eles Alta Floresta, Juara e Colíder, no Nortão.
O índice ainda apontou 14 municípios com resultados entre 0.4 a 0.6 ponto, classificados como “gestão em dificuldade”. Outros 10 municípios tem “gestão crítica” com resultados inferiores a 0.4 ponto, incluindo a capital Cuiabá (0.3781).
De acordo com a Firjan, o país alcançou 0.7043 ponto (boa gestão), o que reflete a destinação de, em média, 10,2% da receita para os investimentos públicos. Esse é o maior percentual registrado na série histórica do índice de gestão fiscal, iniciada em 2013.
No entanto, a instituição ressaltou que “como não há plano nacional de desenvolvimento com mecanismos para medir a qualidade dos gastos, os investimentos podem não ser os mais eficientes para diminuir as desigualdades no país”.
O estudo analisou as contas de 5.129 municípios (127 em Mato Grosso) com base em dados do ano passado declarados pelas prefeituras.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.