Faltando 30 dias para o encerramento do processo de recadastramento biométrico, menos da metade dos 33 mil eleitores de Lucas do Rio Verde passaram pelo procedimento. Até esta manhã, a Justiça Eleitoral apontava que 15 mil eleitores haviam comparecido em uma das três unidades de atendimento para atualizar os dados.
No município, o processo de revisão teve início no dia 26 de agosto e será encerrado no dia 21 de novembro. O recadastramento biométrico é um procedimento necessário para que a população vote na nova geração de urnas. O eleitor terá uma amostra de sua assinatura colhida, será fotografado e terá suas impressões digitais capturadas.
Visando um maior conforto aos cidadãos, foi criado o agendamento biométrico, por meio do qual o eleitor poderá marcar data e hora do seu atendimento. Para chegar ao dia 21 de novembro, sem acúmulo de eleitores seriam necessários que pelo menos 820 realizassem a revisão. Esse número, no entanto, não ultrapassa os 500.
"Se continuarmos nesse ritmo vamos chegar ao final do período de revisão somente com 70% do eleitorado cadastrado. Tenho visto que algumas pessoas querem provar que os brasileiros realmente deixam tudo para última hora", lamentou o juiz eleitoral Cássio Luiz Furin.
Os 18 mil eleitores que ainda precisam se cadastrar devem procurar a prefeitura, a escola Cecilia Meireles, no bairro Tessele Júnior, ou o próprio Cartório Eleitoral. Quem não passar pela revisão biométrica, terá o titulo automaticamente cancelado.