sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Lucas: grupo protesta e planta genérica de impostos aumenta

PUBLICIDADE

A última sessão da câmara, ontem à noite, foi tumultuada devido a votação do projeto que aumenta valores venais de imóveis e servirá de base para a cobrança do ITBI – Imposto Transmissão de Bens Imóveis- e o IPTU -Imposto Predial e Territorial Urbano- de lotes baldios. Os imóveis edificados não terão aumento. Um grupo de moradores, contrário a mudança, acabou protestando contra as mudanças.  A confusão iniciou quando o vereador Eliseu Diniz estava discursando. No plenário houve manifestações de algumas pessoas e começou bate boca. O presidente Marcio Albieri suspendeu a sessão e a Polícia Militar foi chamada.  Soldados ficaram no plenário para garantir a ordem e a sessão foi reiniciada. Ninguém foi preso. 

O projeto acabou sendo aprovado com dois votos contrários – de Fernando Pael e Pedro Góis. O presidente eleito da câmara, Airton Callai (PSB), lamentou a forma com que foi feito o protesto interrompendo a sessão. Ele explicou, ao Só Notícias, que o “IPTU de residências e empresas não vai aumentar. Só para lotes vazios onde muitos usam para especulação imobiliária. Nós já havíamos negociado com a prefeitura que não haveria aumento para a maioria dos contribuintes que paga IPTU”, detalhou.

Uma comissão, com corretores de imóveis e dois avaliadores judiciais, fez desde junho, um levantamento da localização de imóveis, preços atuais e apontou aumento superior no ITBI de 100% para efeito de compra e venda. Não foi confirmado o percentual para o IPTU dos terrenos baldios. Havia 6 anos que a planta genérica não era atualizada. 

O projeto segue agora para a sanção do prefeito em exercício, Joci Piccini (PSB).

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito inaugura ciclovias e pistas de caminhada em avenidas de Nova Mutum

A prefeitura de Nova Mutum inaugurou duas obras do...

Prefeito anuncia mais 100 quilômetros de asfaltamento em Várzea Grande

O prefeito Kalil Baracat anunciou que vai incluir no...

Mato Grosso passa a ter setor de inteligência de combater a crimes tributários

O Governo de Mato Grosso implantou a Coordenadoria de...

Ministério autoriza criar mais um câmpus do IFMT em Mato Grosso

O ministério da Educação confirmou a assinatura da portaria...
PUBLICIDADE