O presidente Airton Callai (PSB), comemorou a aprovação unânime, pelos parlamentares da Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde, do Projeto Bairro Seguro, que deverá ser implantado no município com o objetivo de promover rondas preventivas nos bairros da cidade diminuindo a criminalidade no município. O projeto de autoria do Presidente do Legislativo garante a criação da Base Integrada da Guarda Municipal Noturna de Lucas do Rio Verde, que estará vinculada a Secretaria de Gestão Pública, organizada e calçada nos princípios de hierarquia e disciplina, treinada e aparelhada para exercer a ronda noturna dos bairros, observando a entrada e saída de pessoas ou bens, fazendo policiamento preventivo e comunitário, colaborando no controle de tráfego municipal.
De acordo com Callai, a Guarda Municipal, por meio do Projeto Bairro Seguro, deverá se unir a atuação das corporações Civil, Militar e Bombeiros e o trabalho inicial será de levantamento estatístico, onde serão apontados os bairros com maior necessidade, empregando as modalidades da guarda conforme a necessidade da comunidade.
Segundo a proposta do projeto, os guardas farão as rondas equipados com armas de defesa como cassetete, bastão e armas de efeito moral e deverão usar colete identificador . O carro utilizado no serviço deverá ter adesivo nas laterais com a mesma identificação. É obrigatório o uso de lanterna, telefone celular ou rádio transmissor, o que encurtará a distância na comunicação com a Polícia Militar.
O presidente explica ainda que os custos para implantar e manter a Base Integrada da Guarda Municipal serão de responsabilidade do Executivo, que deverá transferir dotações já aprovadas para essa finalidade no orçamento em vigor. "O projeto buscou pensar preventivamente nas ações contra a violência, atacando suas causas, efetivando políticas e ações integradas para melhoria da qualidade de vida da população. Nós já apresentamos esse projeto ao Executivo em setembro de 2009 e existe orçamento para sua execução", aponta.
O vereador ressalta que a prefeitura deve regulamentar a lei que cria o Projeto Bairro Seguro em 90 dias. "Contamos com a sensibilidade do prefeito em sancionar essa lei, pois somos muito cobrados por segurança. O que queremos é garantir às famílias a sensação de segurança, garantindo aos pais tranquilidade ao enviar seus filhos para a escola com a certeza que terão seus filhos de volta", acrescenta o presidente.