A preocupação com a proliferação de insetos e, principalmente do mosquito transmissor da dengue, fez o vereador Mauro Garcia (PPS), segundo secretário, apresentar na Câmara de Sinop um projeto de lei que limita a área de armazenamento de caçambas coletoras de entulhos. Hoje, no município há, pelo menos, duas empresas que prestam o serviço e, de acordo com o parlamentar, acabam depositando as coletoras em terrenos baldios, a maioria no centro da cidade.
Conforme o vereador, o objetivo é fazer com que as coletoras sejam armazenadas em locais que garantam segurança a saúde da população e até mesmo a preservação do patrimônio público. “As empresas colocam as caçambas em terrenos próximos as residências, escolas, órgão públicos, e algumas acumulam restos de entulhos o que provoca mal cheiro, além de quebrar o meio fio quando os caminhões sobem para depositar as coletoras”, observou. “As caçambas não tem nenhum tipo de cobertura e no período chuvoso pode haver a proliferação do mosquito transmissor da dengue”, ressaltou.
De acordo com o projeto, o armazenamento não poderá ser feito no perímetro urbano da cidade, no trecho entre as avenidas Flamboyants, Jequetibás e Ingás e a rua João Pedro Moreira de Carvalho. A proposta foi aprovada em primeira e única votação na sessão desta terça-feira (1º), mas para virar lei deve ser sancionada pelo prefeito que terá 15 dias para dar o parecer.