O prefeito Lírio Lautenchlager (PMDB), declarou hoje que espera receber até o início da próxima semana um estudo onde será apontado o impacto que uma reposição salarial para os funcionários públicos municipais provocaria na folha de pagamento. Lírio abordou o assunto diante de um público formado por aproximadamente 200 profissionais da educação, na abertura da Conferência Municipal de Educação, no auditório da Câmara.
“Sabemos que o salário do funcionalismo público municipal está defasado. Nós vamos sim dar uma reposição salarial. Ainda não temos o quantitativo, mas isso quem vai nos apontar é o estudo, que é obrigatório perante o Tribunal de Contas do Estado”, falou. O prefeito disse ainda que faz-se necessário investir no profissional, de maneira que este desempenhe com ânimo suas funções e proporcione resultados cada vez melhores para a comunidade como um todo.
As palavras do prefeito foram recebidas com entusiasmo pelo presidente da sub-sede do Sintep, Marcos Serafim Duarte. “Era tudo que queríamos ouvir. Os profissionais da educação estavam apreensivos com relação a seus salários, pois a defasagem é grande”, disse. A expectativa da educação é também de que os professores do município que ainda não recebem o piso base proposto pelo Ministério da Educação, dentro de suas respectivas cargas horárias, passem a recebê-lo.
O encontro dos professores que acontece nesta quarta-feira em Nova Mutum, tem por objetivo sistematizar as propostas das escolas públicas e privadas e da comunidade organizada no que se refere a políticas educacionais e escolher os delegados que representarão o município na Conferência Intermunicipal, que acontece em Diamantino, nos dias 19 e 20 de junho. O alvo final desse processo é a Conferência Nacional da Educação, programada para 2010.