Líderes partidários de Sinop, que fazem parte da base do governo do Estado, pretendem pleitear uma vaga importante na chapa majoritária para um político da região. O grupo local pretende primeiro garantir uma posição de destaque dentro da chapa para, posteriormente, começar a definir o melhor nome que tem para sugerir. A pretensão é de que um nome de Sinop seja vice ou até mesmo candidato ao Senado.
Ao Só Notícias, o presidente municipal do PMDB, Jorge Yanai (foto), afirmou que Sinop e vários municípios da região Norte são as mais promissoras de Mato Grosso e, por isso, é necessário que a chapa majoritária tenha um político local para realizar esta representação. “Não existe região mais promissora do que a nossa e aqui há lideranças que podem nos representar muito bem”.
Ele afirmou que atualmente o grupo político que compõe a base do governo cita apenas de candidatos com base eleitoral em Cuiabá e Rondonópolis. Para o governo, os possíveis candidatos seriam atual vice-governador Chico Daltro (PSD); o ex-vereador de Cuiabá, Lúdio Cabral (PT) ou o juiz federal Julier Sebastião da Silva (sem partido). Todos estes com base em Cuiabá. Para o Senado, o principal nome do grupo é o do deputado federal Wellington Fagundes (PR), que tem sua base em Rondonópolis.
“Não podemos ter uma chapa só com uma ou duas regiões. Isso não existe mais. A chapa tem que ser equilibrada com políticos representando todas as principais regiões do Estado”.
Em Sinop, o principal nome citado para uma possível composição na chapa majoritária com partidos da base do governo é o do prefeito Juarez Costa (PMDB) como vice. No entanto, se contarmos a região Norte, há vários nomes políticos com história como é o caso dos dois deputados estaduais por Sorriso, Mauro Savi (PR) e José Domingos Fraga (PSD). O deputado estadual por Alta Floresta, Romoaldo Júnior (PMDB), entre outros nomes.