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Lideranças no Nortão não querem mudar traçado da rodovia MT-322

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Lideranças políticas dos municípios de Guarantã do Norte e Novo Mundo reuniram-se para debater as mudanças no traçado da rodovia MT-322. Com medo do isolamento econômico dessas duas cidades, caso o Estado venha alterar o mapa rodoviário na região – em benefício do município de Matupá – as lideranças elaboraram uma carta aberta encaminhada ao governador Silval Barbosa (PMDB). A reunião ampliada foi promovida pela Assembleia Legislativa, na câmara guarantanhense, por solicitação do deputado Dilmar Dal”Bosco (DEM).

No documento, assinado por lideranças políticas, sociedade civil organizada e representantes do setor comercial dos dois municípios, é apontado que a falta de logística é o principal entrave para o desenvolvimento do extremo norte de Mato Grosso que, nesse momento, passa por uma transição econômica importante, com a chegada da agricultura extensiva. “Entendemos ser desnecessário, gravoso e completamente fora de propósito os rumores da mudança do traçado, pois deixará os munícipes dessas localidades em situação precária, com graves prejuízos econômicos e sociais chegando inclusive a isolar uma cidade inteira. Acreditamos que com boa vontade e sabedoria este assunto possa ser resolvido”, diz trecho da carta assinada pelos populares.

O secretário adjunto de Comunicação Social, Arnaldo Souza, afirmou que o Estado não tem interesse em alterar a rodovia e também se comprometeu em arrumar a MT-419 que interliga as cidades de Novo Mundo e Guarantã do Norte ao município de Alta Floresta, através da MT-208, figurando como a principal via de acesso aos portos de Santarém e Miritituba.

A promessa do Estado não foi muito bem recepcionada pelo vereador guarantanhense Zilmar Assis de Lima (DEM), autor do requerimento para realização da audiência. Ele aponta que governador tem centrado todas as obras estruturantes no município de Matupá, que é seu domicilio eleitoral, e que tem menos da metade da população de Guarantã. “A população está preocupada com possibilidade de sermos excluídos do traçado da MT-322. O governador já nos privou de sediarmos o aeroporto. Enquanto nós sofremos com a falta de efetivo policial, já que são apenas oito para uma população superior a trinta mil habitantes, a cidade vizinha com a metade dos moradores têm doze homens. Sem contar com as empresas que nos foram tiradas e instaladas em seu reduto eleitoral”, acusou o vereador.

Mediando as discussões, o deputado Dilmar Dal”Bosco explicou que um projeto de lei apresentado em 2010 pretende federalizar a rodovia e facilitar a logística das regiões Norte e Araguaia de Mato Grosso. De acordo com a proposta federal, a via teria início na cidade de Ribeirão Cascalheira, passando pelos municípios de São José do Xingu, Matupá, Guarantã do Norte, Novo Mundo, Carlinda e Alta Floresta, até chegar ao porto de Santarém, no Estado do Pará. “Durante a primeira revisão do sistema rodoviário nacional o Governo Federal excluiu a BR-080 que voltou a pertencer ao Estado de Mato Grosso. Ciente da importância dessa via para o desenvolvimento das regiões Norte e Araguaia o deputado Welington Fagundes propôs uma nova federalização da rodovia, mas, infelizmente, a proposta ainda não foi aprovada”, explicou.

O Estado, no entanto, pretendia alterar a MT-322. Com o novo traçado, a rodovia teria início no entroncamento da BR-158 município de Ribeirão Cascalheira, passando pela cidade de São José do Xingú até Matupá- reduto eleitoral do governador Silval Barbosa (PMDB), onde seria feito um entroncamento para a cidade de Carlinda, excluindo, assim, Guarantã do Norte e Novo Mundo.

“O governador firmou um compromisso comigo, com a prefeita Sandra, de Guarantã do Norte, e com o prefeito Hélio, de Novo Mundo, que não haverá mudanças na rota, não haverá exclusão. Qualquer alteração terá que passar pela Assembleia Legislativa, estarei de olho para que isso não aconteça”, afirmou Dilmar.

 

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