PUBLICIDADE

Lideranças de Sorriso pedem apoio de Taques para concluir obras do aeroporto

PUBLICIDADE

O governador Pedro Taques debateu com o prefeito Dilceu Rossato, o vice-prefeito, Ederson Dal Molin, diretores de associações, sindicatos e entidades a finalização das obras do aeroporto, que deve ficar pronto este ano. São necessários investimentos de aproximadamente R$ 15 milhões.  “Estamos finalizando um convênio na ordem de R$ 10 milhões com o governo do Estado, além do repasse de um caminhão contra incêndio AP2 pelo Governo Federal, e mais a contrapartida da prefeitura e de empresários sorrisenses”, disse o prefeito ao governador.

Ele expôs que obra necessita de adequações, pois foi iniciada há nove anos. O projeto está sendo feito pela prefeitura. “Sorriso mudou muito durante esse tempo. E com essas adequações que estão previstas, o aeroporto passará a ser, também, uma alternativa regional, uma vez que será operado por instrumentos”, explicou. Não foi mencionado quanto o governo estadual poderá aplicar para concluir a obra nem a previsão de quanto Sorriso terá voos de companhias que operam com rotas para Cuiabá e Estados do Sudeste.

Outro assunto discutido na audiência diz respeito ao fomento à irrigação estadual. O presidente da Associação dos Irrigantes de Mato Grosso (AIMA) César Shewinsk, esteve presente na reunião, que foi acompanhada por representantes das indústrias de equipamentos, agricultores de Sorriso e Primavera do Leste. “Hoje temos apenas 190 mil hectares de terra irrigada e poderíamos chegar a seis milhões de hectares em Mato Grosso. Explicamos que esse sistema diminui a pressão do desmatamento, aumenta a produção, o que poderia proporcionar uma terceira safra no ano, principalmente do período da seca”, ressaltou Rossato, através da assessoria.

Taques nomeou o vice-prefeito para ser o interlocutor dos irrigantes e da indústria, junto ao governo do Estado. Caberá à eles desenvolver um plano diretor de irrigação para o Estado. 

A assessoria informa que a proposta de instalação de um Parque Tecnológico em Sorriso também foi defendida pelo gestor municipal. Segundo Rossato, o município tem potencial e condições para receber um parque tecnológico, como área para instalação da estrutura e empresas de pesquisa que já atuam no município, além de já possuir um projeto em andamento. Taques recebeu todas as demandas, lembrando das limitações financeiras do Estado. Um novo encontro será realizado ainda no mês de abril para tratar sobre o convênio necessário para a finalização das obras do aeroporto. Já em relação ao Parque Tecnológico, Taques afirmou que vai analisar o projeto do município juntamente com a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE