PUBLICIDADE

Lideranças de Rondónopolis apresentam propostas para a reforma política

PUBLICIDADE

Durante cerca de três horas, o senador Pedro Taques (PDT-MT) e o deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT) recolheram propostas de cidadãos rondonopolitanos para a reforma política em debate no Congresso, durante audiência realizada na segunda-feira à noite na Faculdade Anhanguera, em Rondonópolis (224 Km ao Sul de Cuiabá).

Os dois parlamentares são membros titulares de comissão especial do tema no Senado e na Câmara dos Deputados. Eles firmaram compromisso de que as sugestões de populares e profissionais liberais presentes serão levadas para apreciação de deputados e senadores. Cerca de 700 pessoas, em sua maioria jovens e universitários, participaram da audiência. O evento também contou com autoridades do município e representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O deputado Pervival Muniz (PPS), o ex-governador Rogério Salles (PSDB) e o vereador Reginaldo Souza Santos fizeram parte da mesa que conduziu o debate.

Entre as propostas levantadas, os principais temas foram relacionados a mecanismos que impeçam a corrupção eleitoral, exigência do financiamento público de campanha, fiscalização severa dos gastos eleitorais, eliminação do poder econômico nas disputas, melhor democracia interna nos partidos com o fim de caciques políticos e a ampliação de espaço das mulheres nas campanhas.

O líder comunitário do Jardim Atlântico, eletricista Neizão Araújo, perguntou sobre como a reforma pode “oxigenar os partidos políticos”. Uma das principais dúvidas das 15 intervenções e perguntas dos participantes foi se suas opiniões seriam levadas em consideração no Congresso Nacional em Brasília.

“A importância dessa audiência pública é que eu e o deputado Valtenir vamos levar as contribuições de vocês cidadãos para nossas comissões em Brasília. Queremos saber o que acham de temas como financiamento público de campanha, reeleição, entre outros dos onze pontos que estamos debatendo nesta reforma”, definiu Pedro Taques. Ele avisou que na próxima sexta-feira (8), a comissão do Senado entregará seu relatório.

O deputado federal Valtenir Pereira enumerou que todas as demandas da sociedade podem não ser incluídas na reforma de modo rápido. Mas, disse que a população deve participar e sugerir, pois só assim chega-se ao desejado pela opinião pública com mudanças gradativas.
“Eu e o PSB defendemos na reforma política o combate ao poder econômico nas eleições, o pluralismo partidário, para fortalecer os partidos e participação popular na formulação de leis”, pontuou.

O senador Pedro Taques disse que as propostas de reforma devem ser pensadas e colocadas em prática para corrigir a forma como se faz política no Brasil. “Temos que pensar se no Brasil é ou não bom que o presidente pode ou não governar com medida provisória que envia ao Congresso. Temos também que repensar no atual método de trabalho que faz do senador e do deputado federal despachantes do orçamento da União”, comentou. O pedetista reforçou que defende uma ampla participação da população no debate da Reforma Política. Segundo Taques, isso seria possível através de um plebiscito ou referendo.

Valtenir também respondeu que a atual mudança debatida no sistema político deve fazer prevalecer propostas e candidatos ou políticos que têm serviço prestado ao cidadão.
“Esses cidadãos que prestam serviço à sociedade são alijados do processo eleitoral. Eles não têm meios para levar propostas e concorrem com poderosos economicamente. Mas acredito que a população está mudando sua concepção. O senador Pedro veio movimento do movimento popular, fez trabalho brilhante para sociedade e as pessoas entenderam que ele era importante”, respondeu Valtenir à pergunta da representante da Pastoral Social de Rondonópolis, Neuza Novaes Rocha. Ela questionou como a reforma pode ajudar a população a punir os maus políticos.

Na Reforma Política, os parlamentares deverão analisar os temas abaixo listados:
1. Sistemas eleitorais
2. Financiamento eleitoral e partidário
3. Suplência de senador
4. Filiação partidária e domicílio eleitoral
5. Coligações
6. Voto facultativo
7. Data da posse dos chefes do Executivo
8. Cláusula de desempenho
9. Fidelidade partidária
10. Reeleição e mandato
11. Candidato avulso

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura de Nova Mutum define venda de lotes em distrito industrial

Foi lançada pela prefeitura chamamento público que oferece 12...

Prefeitos de Nova Mutum e Barra destacam empenho de Virginia para realizar obras

O prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix, reconheceu a...

Governo de MT inaugura amanhã 23 km de asfalto no Médio Norte

O governador Mauro Mendes vai inaugurar nesta quarta-feira (17),...

Sinop: Senado encaminha ao governo proposta criando Universidade Federal do Norte

A comissão de Educação do Senado decidiu, em audiência,...
PUBLICIDADE