A presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargadora Adenir Carruesco, teve audiência, ontem, com a presidente da câmara de Nova Mutum, Lucas Badan, vereadores, o presidente da subseção da OAB, Cristiano Pizatto, para tratar da nova sede do fórum do Trabalho. A prefeitura deve doar terreno para a construção de um fórum mais adequado às necessidades da população, advogados, magistrados e servidores. Será necessária destinação de recursos, por parte do tribunal, para construir a sede. Não foi manifestada estimativa do valor.
“Estamos fazendo esse compromisso da doação do lote, juntamente com a prefeitura. A nova sede da Justiça do Trabalho de Nova Mutum é muito importante, já que temos um crescimento populacional expressivo”, afirmou Badan.
A presidente Adenir Carruesco agradeceu a sinalização da parceria para realizar a obra. “Precisamos estar de mãos dadas com os representantes do povo para que, unidos, consigamos fazer a diferença. Trouxemos para a mesa todos esses segmentos para discutir. Com certeza, com essa força toda, o que pudermos fazer para melhorar o serviço de justiça em Nova Mutum, faremos. Fico feliz de ver a comunidade toda que veio aqui trazer soluções”, ressaltou.
O senador Wellington Fagundes, o deputado estadual Gilberto Cattani, o vice-presidente da OAB-MT, Giovane Santin, os vereadores Rafael Brignoni e Ricardo Schneider também estiveram na audiência.
Com 100% das metas do CNJ (conselho Nacional de Justiça) e mais de 1,5 mil processos solucionados em 2024, a Vara do Trabalho de Nova Mutum alcançou o 1º lugar regional no Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (IGEST) e o 22º lugar no ranking nacional.
Ano passado, foram solucionados 1.548 processos e realizadas 1.375 audiências e avançou nos prazos médios: a primeira audiência foi marcada, em média, com 29 dias, e o tempo médio entre o ajuizamento da ação e a sentença foi de 39 dias. A assessoria do tribunal informa que o prazo é abaixo da média nacional, que é de 197 dias, e da média regional, que ficou em 123 dias.