sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Lideranças convocam entidades médicas de Mato Grosso para fazer novo protocolo ao tratar pessoas com Covid

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: reprodução)

Dirigentes do Conselho Regional de Medicina (CRM), Associação Médica e Sindicato dos Médicos de Mato Grosso se reuniram, on line, com lideranças políticas federais, estaduais e de municípios e vão contribuir com o governo do Estado para a unificação dos protocolos de combate e tratamento da Covid. A decisão foi tomada na reunião organizada pelo coordenador da bancada federal, deputado federal Leonardo Albuquerque (Solidariedade), para aproximar o governo estadual, as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande e Assembleia Legislativa buscando encerrar divergências no enfrentamento da pandemia e tentar otimizar os resultados de Mato Grosso nas ações de combate, considerando que os envolvidos têm aplicados esforços redobrados e mesmo assim vivemos o pior momento em número de mortes. Neste domingo, por exemplo, a média móvel foi de 117 mortos (uma das maiores desde o ínício da pandemia e a taxa de ocupação de UTIs passa de 91%).

“O objetivo número um é a criação de um novo protocolo unificado de tratamento para salvar mais vidas. Tanto o secretário Gilberto Carvalho (Cassa Civil), quanto a secretária Ozenira Félix (de Saúde, de Cuiabá) e o prefeito Kalil Baracat (Várzea Grande (deram sinal verde para a construção do novo protocolo. Em breve será marcada uma reunião apenas entre técnicos da área da saúde para a elaboração dessas diretrizes que serão repassadas para todos os municípios”, afirmou Leonardo, que é médico.

Ele expôs que, no início da pandemia o conhecimento para tratar pacientes de sars-cov2 era puramente empírico, enquanto hoje há ciência produzida e novos protocolos de tratamento para todas as fases da Covid, além do fato do próprio perfil da doença ter mudado, atingindo muito mais jovens e demandando mais cuidados. “A hora certa de se entrar com a medicação pode ser a diferença entre a vida e a morte”, acrescentou.

Participaram da reunião o governador Mauro Mendes (DEM), o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, o secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo, a secretária municipal de Saúde, Ozenira Félix e o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (PTB), como representantes de Cuiabá, o senador Jayme Campos (DEM) e o prefeito Kalil Baracat (PMDB), Várzea Grande, além dos deputados federais Neri Geller (PP) e Rosa Neide (PT), o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, o vice-presidente Dilmar Dal’Bosco, e os deputados Gimenez e Eugênio, representando a bancada estadual.

A bancada federal de Mato Grosso também está articulando ações para conseguir mais insumos (medicamentos) para as ações de linha de frente.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de MT firma parceria para regularizar mais de 10 mil imóveis

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, assinou um...

Presidente do Cipem se reúne com vice-governador e detalha prioridades do setor florestal

O presidente do Centro das Industrias Produtoras e Exportadoras...

Governo de MT confirma pagamento de servidores na próxima segunda

O governo de Mato Grosso depositará na segunda-feira (29)...
PUBLICIDADE