O prefeito de Sinop, Nilson Leitão (PSDB) manteve audiência esta tarde, em Brasília, com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) a quem pediu apoio para que a região Norte de Mato Grosso consiga credenciamento no Mercado Comum Europeu e ser habilitado a exportar carne para países da Europa. Leitão, acompanhado do senador Antero Paes de Barros, relatou a Calheiros que, desde 1996, a região Norte – que tem mais de 4 milhões de cabeças de gado- não está credenciada para exportações, embora não tenha registrado, neste período, focos de febre aftosa. “O presidente do Senado ouviu atentamente nossas reivindicações e disse que estará empenhado em nos ajudar a conseguir esta habilitação para que a nossa região possa vender seu rebanho a países do primeiro mundo, obtendo maior rentabilidade e fortalecendo a pecuária do Nortão”, disse o prefeito Nilson Leitão, ao Só Notícias. “Sabemos que será uma luta difícil porque há muitas exigências para serem cumpridas. Mas temos um plantel de grande qualidade, pecuaristas que investem constantemente em fortalecer ainda mais a pecuária, não há focos de aftosa e precisamos de muito apoio político para vencer as barreiras e vender o gado na Europa”, acrescentou.
Leitão também pediu apoio a Calheiros para reforçar a luta pelo asfaltamento da BR-163, do Nortão ao porto em Santarém (PA) e para que o Governo Federal libere R$ 40 milhões para Sinop iniciar as obras da rede de esgoto, já que atendeu os critérios exigidos em 2005 para obter o empréstimo, mas o Ministério das Cidades acabou mudando as exigências e travando o projeto de Sinop, que prevê a rede de esgoto para 40% da cidade.
Nilson também solicitou ajuda para que fosse liberada emenda orçamentária, apresentada pelo senador Antero, para que o governo libere R$ 800 mil para rede de esgoto no Jardim das Nações, em Sinop. “Tivemos uma calorosa recepção do presidente do Senado que mostrou sensibilidade aos problemas que enfrentamos e vai nos ajudar a solucioná-los. É difícil falar em prazos, mas vamos continuar cobrando e reivindicando para que nossos pleitos sejam atendidos”, completou o prefeito sinopense, que é vice-presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios.