Líderes do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) estiveram reunidos, hoje, na sede do partido, em Brasília, para discutirem a pré-campanha do senador Aécio Neves à presidência da República. Este foi o primeiro encontro com a presença de todos os presidentes estaduais tucanos. Além da troca de experiências, os dirigentes discutiram a necessidade de estruturação do partido em nível nacional, a troca permanente de informações entre os diretórios, criando de fato a Rede 45, filiação e criação de diretórios no maior número possível de municípios.
Outro ponto colocado como vital para o fortalecimento do nome do senador mineiro no processo eleitoral é dar visibilidade a ele, pouco conhecido em algumas regiões do país, como a Nordeste, por exemplo. A exploração da imagem de Aécio Neves vai acontecer de duas formas. A presença física em encontros regionais e estaduais e a participação nas inserções à que o partido tem direito na programação de Rádio e Televisão, mesmo que sejam destinadas aos diretórios estaduais.
Para o presidente do PSDB em Mato Grosso, deputado federal Nilson Leitão, garantir palanque para o senador Aécio Neves, deve ser a prioridade no processo de discussão das coligações partidárias, já em andamento em todo Brasil. “O que o PSDB tem de melhor é o sentimento forte de partido. Este sentimento deve ser colocado na mesa quando formos discutir a composição político-partidária para as eleições do próximo ano. Garantir palanque para Aécio Neves é nossa prioridade”.
Sobre as coligações, Leitão informou que a composição em torno do projeto tucano, em Mato Grosso, pode chegar a oito partidos. A expectativa é ter pelo menos 30 candidatos a deputado estadual, mesmo número estimado para deputado federal. O PSDB pode ainda lançar candidatura ao senado e até mesmo para o governo do estado.
O senador Aécio, presidente nacional do PSDB, disse que para o sucesso do projeto, é necessário explorar ao máximo a história do partido. “Não aceitei o desafio como homenagem, mas como desafio. O PSDB construiu boa parte dos avanços do Brasil. Temos um passado limpo, experiência administrativa e vontade de fazer o Brasil avançar, mas se não enraizarmos a ideias, ficaremos mais uma vez apenas nas melhores intenções.”
Aécio garantiu também que um conjunto de ferramentas será colocado à disposição dos diretórios, como o “Portal Social”, por exemplo. Em outubro, uma pesquisa será realizada em todos os estados e em janeiro uma segunda, para dar o norte da campanha.
O vice-prefeito de Rondonópolis, Rogerio Salles, também participou do encontro.