sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Leitão propõe pacto do Ibama e que fiscalização seja postergada

PUBLICIDADE

O prefeito de Sinop Nilson Leitão e os prefeitos de Vera, Feliz Natal, Marcelândia, Santa Carmen, Claudia, União do Sul reuniram-se ontem com a gerente do Ibama em Sinop Ana Riva, para buscarem soluções a alguns problemas do setor madeireiro do Nortão que estão causando reflexos na economia destas cidades. Um dos problemas graves, conforme Só Notícias já informou, foi a suspensão de aproximadamente 260 projetos de manejo florestal (que as madeireiras são obrigadas a fazer para extrair toras das florestas) e que acabaram sendo “reprovados”.

O prefeito de Sinop Nilson Leitão propôs um pacto de cooperação técnica entre prefeituras, Ibama e todos os empresários, onde durante um período determinado de tempo, cada prefeitura colabore com o Ibama no sentido do recadastramento da categoria – que se faz emergencial – e que se faça um cadastro único com cruzamento de informações  entre as expedição de alvarás das prefeituras, a Exatoria de Fazenda e os processos do Ibama, diminuindo então os casos de fraude. Durante a implantação desses trabalhos, Leitão pediu a suspensão das fiscalizações nas madeireiras para que todas possam ter um prazo para se regularizarem.

“Sabemos que tanto as madeireiras quanto o Ibama atravessaram uma fase de muitos problemas e a proposta desse Pacto de Cooperação Técnica é justamente para colocarmos a casa em ordem e então os trabalhos poderão prosseguir de forma justa e transparente para ambos os lados,” afirmou Leitão.

Estiveram na eunião, além dos Prefeitos já citados, o secretário Municipal Agricultura, Alexandre Picin, os Vereadores de Sinop, Jorge Muller e Mauro Garcia, o representante do Sindusmad, Fernando Pagliari, vereadores e o procurador Federal Erick Menezes Sande.

O grupo deve se encontrar novamente na próxima semana para formalizar o processo e discutir as formas legais de procedimentos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ministério autoriza criar mais um câmpus do IFMT em Mato Grosso

O ministério da Educação confirmou a assinatura da portaria...

Mauro inaugura ponte e 44 km de asfalto na rodovia Juara-Alta Floresta

O governador Mauro Mendes inaugurou, esta manhã, em Juara...

Sinop vai aplicar mais de R$ 5 milhões em manutenção de áreas verdes

A prefeitura vai investir na aquisição de materiais para...
PUBLICIDADE