PUBLICIDADE

Leitão pedirá apoio de presidente do Senado para exportações do Nortão

PUBLICIDADE

O prefeito de Sinop, Nilson Leitão, terá audiência nesta terça-feira, em Brasília, com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) , acompanhado do senador Antero Paes de Barros (PSDB). Leitão vai pedir apoio de Calheiros para que a região Norte de Mato Grosso seja habilitada a exportar gado para a Europa. Desde 1996 que o Mercado Comum Europeu não habilitou a região de Sinop para exportar o rebanho bovino. “Precisamos vencer todos os entraves para que a exportação para a Europa seja viabilizada. Temos um forte potencial pecuário, estamos livre da aftosa e precisamos de muito apoio político para que a nossa região seja inserida neste contexto”, disse o prefeito sinopense, ao Só Notícias.
As ações devem ser feitas junto ao Ministério da Agricultura e organismos internacionais para que as exigências sejam atendidas e a região cadastrada para exportar para países europeus. Atualmente, as exportações bovinas de Sinop, por exemplo, são feitas para países do Oriente Médio.

O prefeito Nilson Leitão também vai pedir apoio do presidente do Senado para que o Ministério das Cidades libere os R$ 40 milhões destinados para implantar rede de esgoto em cerca de 40% do município de Sinop. Desde o início do ano que a prefeitura vem brigando para a liberação ser feita mas o governo federal está travando. Inicialmente, Sinop atendeu todos os requisitos exigidos e foi classificada em primeiro lugar entre 1.200 cidades que pleiteavam os recursos. Porém, o ministério mudou as regras para liberação e, mesmo com a prefeitura acionando o Judiciário, o impasse ainda não foi resolvido. Há poucos dias, o prefeito manteve audiência com o ministro Marcio Fortes para tratar do assunto, mas o ministério não liberou os recursos.

Na audiência, os senadores e o prefeito também devem conversar sobre a pavimentação da BR-163, ligando o Nortão ao porto em Santarém (PA) – principal cobrança do setor produtivo e das lideranças políticas mato-grossenses..

Notícia anterior
Próxima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE