terça-feira, 22/julho/2025
PUBLICIDADE

Leitão participa hoje em Roma da elaboração do relatório final no setor agrícola

PUBLICIDADE

O deputado Nilson Leitão (PSDB/MT), líder da Minoria na Câmara, e o embaixador representante do Brasil na FAO, Antonino Porto, participaram hoje, em Roma, da elaboração do relatório final dos tratados que envolvem polêmica para a área agrícola mundial sobre uso de patentes de produtos diversos. A conferência com líderes de outros países começou na 2ª feira. Leitão, representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), debateram possíveis divergências de tese em relação ao Tratado Internacional sobre Recursos Fitogenéticos para a Alimentação e a Agricultura (TIRFAA).

"O nosso trabalho aqui na convenção é ouvir todos os pontos relevantes para que possamos levar um relatório específico para ampliar o debate junto com os demais lideres mundiais. O governo Brasileiro pondera diferentes pontos proeminentes, tanto positivos, quanto negativos, que fazem total diferença para a nossa agricultura", diz Leitão.

A proposta do parlamentar é criar um grupo de trabalho, que continue embasado nos debates elencados na convenção da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). "Precisamos de um posicionamento em relação aos tratados que mechem como o nosso país. O grupo de trabalho vai agrupar todas as informações adquiridas na convenção e arredondar a proposta do Brasil, que deve ser apresentada até Julho no TIRFAA", conta o deputado.

O protocolo TIRFAA dará ao Brasil o direito de receber repartição de benefícios quando outros países usarem os nossos recursos genéticos, ou seja, nossas plantas nativas para desenvolver fármacos e cosméticos. Porém, o tratado também possui suas desvantagens: ele só abrange a produção que leva o material biológico junto, aqueles que forem elaborados com penicilina e outros, os chamados sintéticos – basicamente 95% dos produzidos no Brasil – não entram na abrangência do acordo.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Senadora de Mato Grosso chama Eduardo Bolsonaro de “moleque” e o culpa por tornozeleira no pai

A senadora mato-grossense Margareth Buzetti (PSD) fez hoje duras...

Plano de manejo de área de conservação é apresentado em Lucas do Rio Verde

Um plano de manejo do Córrego Lucas, foi apresentado...

Senador Wellington reforça apoio a Bolsonaro; “Brasil em crise e o Congresso parou”

O senador mato-grossense Wellington Fagundes (PL) reforçou, hoje, o...

Prefeito sanciona lei que proíbe músicas com apologia ao crime em Colíder

O prefeito de Colíder, Rodrigo Benassi, sancionou a lei...
PUBLICIDADE