PUBLICIDADE

Leitão expõe situação caótica em cidades de MT e cobra solução de ministra

PUBLICIDADE

O deputado federal Nilson Leitão (PSDB) participou, ontem à tarde, de audiência na Comissão Mista de Orçamento (CMO) que teve a presença da ministra do Planejamento, Miriam Belchior. Ela compareceu para tratar sobre o projeto de Lei que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2015.

A ministra explanou sobre a atuação da pasta e o deputado aproveitou a oportunidade para expor a situação de calamidade em que Mato Grosso se encontra. “Quero colocar a questão regional como prioridade em relação às questões emergenciais. Quando um município entra em situação de emergência é porque o povo está morrendo, pontes caíram, estradas não existem mais e a situação é de calamidade pública”.

De acordo com Leitão, atualmente o Estado tem 26 municípios que estão em situação emergencial e já decretaram alerta, mas não tiveram nenhuma ajuda do governo para solucionar os desastres naturais. “Visitei e vi de perto os 26 municípios. As chuvas foram em fevereiro, já estamos em maio e nada foi feito ainda, não foi liberado um centavo. O governo abandonou o Estado, tem cidades que estão ilhadas. A preocupação neste momento não é com a produção, que nesse caso se torna secundária, mas com os doentes que não tem ambulâncias para socorrer, com as crianças que não vão as escolas e com tantos outros casos que precisam de assistência”.

Leitão cobrou da ministra uma ação urgente para a liberação de recursos que possam ajudar essas famílias ilhadas e disse ser um absurdo que até o momento, quatro meses depois, nenhuma atuação tenha sido empenhada para lidar com essa situação. Miriam Belchior respondeu dizendo que a pasta sob sua gestão tem um plano de trabalho com recursos disponíveis para atuar diante de calamidades.

“O que é preciso entender é que dependendo do tamanho do desastre natural é preciso esperar que abrande para poder agir. Como por exemplo, um rio que transborda, tem que aguardar a água baixar para que possamos analisar os desastres e entrar com as ações necessárias”, explicou a ministra.

Diante de todo o exposto, o deputado solicitou a que a ministra junto com seus assessores receba em seu gabinete os prefeitos dos 26 municípios que decretaram situação de emergência. Em uma reunião será possível que todos explanem pontualmente a real circunstância e junto com a equipe técnica possam buscar soluções rápidas e concretas. A ministra prontamente passou a solicitação a sua equipe que ficou de agendar junto ao parlamentar a melhor data para reunir todos. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE