quarta-feira, 2/julho/2025
PUBLICIDADE

Leitão debate em Roma no encontro da FAO uso de genética na agricultura

PUBLICIDADE

O deputado federal Nilson Leitão (PSDB), líder da Minoria na Câmara, participa, neste momento, em Roma, das primeiras discussões sobre o protocolo de Nagoya, que é um tratado internacional para regular o acesso a recursos genéticos e a repartição de benefícios e que regular a relação entre países provedor e usuário de recursos genéticos. O Brasil é usuário de diversos recursos genéticos no setor de agricultura, praticamente 100% do que foi desenvolvido por outros países. O embaixador brasileiro na FAO (Fundo da Agricultura da Organização das Nações Unidas-ONU), Antonio Marques Porto, diretores do Ministério da Agricultura e da Embrapa, também participam das discussões. Leitão e o deputado Valdir Collato (SC) representam a Câmara.

Os princípios básicos deste protocolo que está sendo discutido, a partir de hoje, por delegações de diversos países, representa autorização prévia do país de origem para ser acessado recurso genético e contratação prévia para repartir benefícios dos recursos que são detentores. O protocolo de Nagoya traria algumas dificuldades para o Brasil no setor agrícola porque exigiria que fosse negociado o uso de genética com cada país detentor de patentes.

Em Roma, está sendo formada uma comissão que deve discutir novos tratados de negociação com questões específicas porque, para o Brasil, as regras de Nagoya são consideradas, por setores do governo, como “inaplicáveis”. “Aqui, vamos tentar construir tratatos específicos para regular, fora dos critérios do protocolo de Nagoya, o uso de recursos genéticos”, disse um representante do Ministério da Agricultura.

Os debates e encaminhamentos de negociações vão até a próxima sexta-feira.

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE