Após protestos de prestadores de serviço e engenheiros florestais, no começo da semana, em Cuiabá, o secretário José Lacerda, deve prestar esclarecimentos na tarde de hoje na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A principal reclamação dos que precisam dos serviços da secretária chefiada por Lacerda, é a morosidade na aprovação de projetos e liberação das licenças, algumas das quais estão no órgão há meses sem o devido encaminhamento, engessando o setor de base florestal de Mato Grosso.
Estima-se que hoje, na SEMA, há cerca de seis mil projetos para serem analisados, razão pela qual os engenheiros defendem que o licenciamento de empreendimentos de baixo impacto fiquem sob responsabilidade dos municípios onde a obra será construída.
O deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT), que há muito acompanha o desespero do setor, participa da reunião com Lacerda e estendeu o convite a outros parlamentares da bancada federal, como os senadores Jaime Campos (DEM) e Pedro Taques (PDT), por exemplo, além do Ministério Público.
“O sucateamento da secretaria de Meio Ambiente não é nenhuma novidade. Infelizmente o setor de base florestal está abandonado pelo governo, que ignora a importância dele (setor) na geração de emprego e renda. O setor arrecada muito e recebe pouco em contrapartida fazendo com os de menor estrutura tenham de abandonar a atividade, na maioria das vezes”, disse Leitão.
A reunião acontece na Assembleia Legislativa, esta tarde.